O escritório ACME, com base em Londres, desenvolveu o protótipo de uma escada com métodos de construção modernos e uma abordagem projetual adaptável.
A enorme escada em espiral dupla foi instalada no próprio escritório do ACME, que anteriormente não possuía escada entre os andares. O projeto inspira-se na escada espelhada de Coco Chanel de seu apartamento parisiense, em 31 Rue Cambon. Nesse caso, os dois lados da escada eram revestidos de espelhos e qualquer pessoa no topo podia observar as idas e vindas em todos os níveis do ateliê.
A escadaria da ACME inspira-se na de Chanel e foi projetada para fornecer às pessoas um lugar para parar e conversar. Além disso, a natureza dupla da escada permite que os usuários escolham seu destino, e o caimento interno dos degraus superiores fornece estabilidade e funcoina como um corrimão.
A forma única e dinâmica serve mais do que apenas fins sociais e estéticos. A forma também cria sua própria integridade estrutural. Em vez de depender de conexões na parte superior e inferior da escada, ela é projetada como um balanço independente. Para fornecer o contrapeso apropriado, a escada é fabricada a partir de camadas de madeira laminada cruzada. Cada um dos 20 degraus é composto por seis elementos de madeira e, uma vez montados, são simplesmente fixados com parafusos nos degraus abaixo.
A escada foi projetada como um protótipo para criar um espaço de transição animado e envolvente com uma intervenção mínima. O processo de montagem foi cuidadosamente articulado e pensado para ser construído diretamente pelos arquitetos. Cada elemento foi projetado para ser leve o suficiente para manusear, e toda a estrutura foi concebida para ser auto-portante durante a construção, eliminando as necessidades de andaimes ou trabalhos temporários. O projeto exemplifica as capacidades de um material simples, a madeira, para criar um espaço que não só é funcional, mas também atraente e gracioso.
Freidrich Ludewig, diretor da ACME: "A escada é um protótipo para mostrar como elementos muito simples de madeira sólida, simplesmente fixados juntos, podem formar uma solução escultural interessante para a tarefa cotidiana de subir e descer, resolvendo um complexo problema estrutural com soluções inteligentes e um uso interessante da tecnologia da madeira. Estruturas simples podem ser simultaneamente lindas, econômicas e práticas e ajudar a criar espaços inspiradores para viver e trabalhar ".
Arquitetos: ACME
Localização: Shoreditch, Londres
Estrutura: AKT II
Madeira: Blumer Lehmann
Ano: 2017
Status: Construído
Área: 6 m²
Orçamento: £26,000
Equipe ACME: Friedrich Ludewig, Eleni Meladaki, Sara Poza, Jan Saggau