Douglas Barnhard, proprietário da empresa de decoração Sourgrassbuilt, projeta e constrói casas de pássaros. Construídos com materiais reutilizados, seus projetos são inspirados no modernismo de meados do século XX e prestam homenagem a Frank Lloyd Wright, Joseph Eichler e a Bauhaus, embora apresentem também elementos que reflitam a rica cultura de surf e skate da Califórnia.
Os arquitetos da natureza criam para si ninhos, por outro lado, essas peças detalhadas, feitas de teca, bambu ou madeira compensada, oferecem uma ponte com o modernismo e podem ser instaladas no seu jardim. Alguns dos modelos disponíveis incluem paredes vegetais e espaços para colocar comida para atrair os pássaros - os verdadeiros usuários dessas pequenas arquiteturas.
O modelo Eichleresque Atrium é influenciado pelos projetos de Eichler para a Baia de San Francisco. Este modelo inclui duas casas separadas por um átrio central com espaço para pequenas plantas e alimento para os pássaros.
Alguns modelos de casas para pássaros são influenciados pelos preceitos de projeto disseminados pela escola Bauhaus no período entre 1919 e 1933, apresentando um desenho ortogonal e bastante rígido.
A cultura do surfe e skate da região é mesclada com as linhas modernas na Kauai House, cujo projeto mostra forte relação entre os espaços internos e externos.
A casa de pássaros de bambu tem inspiração no Jardim de Chá Japonês, ao passo que a Mixed Media Birdhouse, embora feita do mesmo material, mescla inspirações da Bauhaus, Eichler e Frank Lloyd Wright.
Via: Sourgrassbuilt.