O escritório finlandês Futudesign foi anunciado como vencedor de uma competição que convidou arquitetos a reformar parte da Estação Ferroviária Central de Helsinque. O projeto, que transformará a ala leste subutilizada da estação em um hotel, reinterpreta e moderniza a intenção arquitetônica original de Eliel Saarinen.
No momento da conclusão da estação de trem em 1914, os projetos de Saarinen referiam-se à transformação estilística que ele estava experimentando neste momento específico de sua carreira - de um nacionalista romântico ao um profissional influenciado pelo estilo Arts & Crafts e o Movimento de Secessão de Viena. Esta nova extensão é uma continuação e reinterpretação da lógica formal do pátio.
Ao recuar a fachada, as duas extremidades do edifício original serão expostas, proporcionando uma separação clara entre a intervenção do hotel e a estação de trem. O hotel preencherá o espaço entre os dois edifícios existentes e criará um novo pátio com uma fachada curva como resultado. Os materiais exteriores também prestarão homenagem ao projeto de Saarinen, criando um "diálogo sutil entre o antigo e o novo".
O nível inferior, projetado com janelas altas e arqueadas que fazem referência à estação original de Saarinen, conterá uma variedade de espaços públicos para os que os passageiros da estação de trem possam desfrutar rapidamente de uma xícara de café ou trabalharem em um espaço calmo.
Cada quarto do hotel assumirá sua própria forma distintiva que é conectada através de um grande corredor central que atravessa o prédio e permite vistas para o pátio. Além disso, um grande átrio no centro permitirá que a luz natural seja filtrada através do edifício.
Espera-se que o projeto seja concluído em 2020.
Arquitetos
Localização
Kaivokatu 1, 00100 Helsinki, FinlândiaArquitetos Responsáveis
Auvo Lindroos, Teemu Seppänen, Iikka Airas, Aleksi Niemeläinen, Veikka Entelä, Patrick Perämäki, Fanni Suvila, Tiina TeräsEngenharia Estrutural
Jukka Ala-Ojala, Topi Valtonen, Wise Group Finland OyÁrea
4200.0 m2Ano do projeto
2017Fotografias
Notícias via: Futudesign.