Ao longo da história, gerações e gerações de arquitetos foram influenciadas por algumas mentes brilhantes, responsáveis por criar estilos inovadores que marcaram época e seguem sendo referência para todos nós. Alguns introduziram ideias tão revolucionárias que faltavam palavras para descrevê-las, induzindo a criação de um novo vocabulário. Seja estilos representativos de toda uma geração, ou simplesmente fonte de inspiração, podemos reconhecer à primeira vista um edifício gaudiesco ou corbusiano.
A seguir, apresentamos oito adjetivos derivados das obras de oito arquitetos:
Miesiano
Mies Van Der Rohe popularizou a expressão "menos é mais" e disse que "Deus está nos detalhes". Essas citações descrevem perfeitamente o que é uma arquitetura miesiana - minimalismo meticulosamente elaborado. Suas estruturas de aço, fachadas de vidro e a beleza dos detalhes são fonte de inspiração tanto para a arquitetura de arranha-céus quanto para as nossas cozinhas imaculadas e espartanas.
Romanesco Richardsoniano
Henry Hobson Richardson foi o criador daquilo que podemos chamar de romanesco richardsoniano, uma mistura eclética de romanesco francês, espanhol e italiano. Sua materialidade sólida nos passa uma sensação de permanência. Caprichosos detalhes esculpidos nos arcos semicirculares em frente às portas e janelas e torres arredondadas são outros elementos deste estilo. As formas escultóricas do romanesco richardsoniano causaram enorme influência na escola de Chicago e em arquitetos escandinavos como Eliel Saarinen.
Sullivanesco
O termo sullivanesco deriva da arquitetura de Louis Sullivan. O trabalho de Sullivan se caracteriza pelo uso de formas retilíneas e ornamentação rebuscada. Em um periodo em que as novas tecnologias permitiam a construção de edifícios cada vez mais altos, Sullivan transformou a horizontalidade da Beaux-Arts uma nova tendência vertical em projetos de arquitetura, seguindo sua crença de que edifícios em altura, "deveriam ser mais orgulhosos de si a cada centímetro, um conjunto coeso que aponta para o alto, sem uma unica linha descendente". A Midland Terra Cotta Company e seus concorrentes encomendaram dezenas de edifícios sullivanescos que encontram-se espalhados pelas ruas de Chicago.
Gaudiesco
A arquitetura de Antoni Gaudí caracteriza-se por suas formas orgânicas e retorcidas que parecem tiradas de um cenário de fantasia, e sua obra parece oriunda de um universo paralelo. Fundindo geometrias matemáticas complexas com intrincados elementos decorativos inspirados na natureza, Gaudí criou obras escultóricas que nos surpreendem a todo momento.
Palladiano
A arquitetura palladiana é um estilo que faz referência à obra de Andrea Palladio. Palladio foi um dos mais importantes arquitetos do renascimento, fortemente influenciado pela arquitetura da Roma antiga e os princípios da antiguidade clássica. O estilo palladiano tornou-se extremamente popular no Reino Unido durante o século XVIII, além de influenciar a arquitetura de outras partes da Europa e da América do Norte. O palladianismo se utiliza da simetria e do equilíbrio como seus principais elementos compositivos, além é claro, de frontões e colunas clássicas. O que distingue a obra palladiana das demais arquiteturas renascentistas é a proporcionalidade matemática entre seus elementos e formas além de ornamentação limitada e precisa.
Corbusiano
O termo corbusiano deriva da obra de um dos máximos expoentes da arquitetura moderna, Le Corbusier. No entanto, identificar o verdadeiro significado de corbusiano talvez seja mais difícil do que em comparação com outros estilos mais homogêneos, como o gaudiesco e miesiano. A obra de Le Corbusier evoluiu significativamente ao longo de sua carreira, desde as formas mais simples e puritanas até o concreto aparente brutalista e escultural. O uso de pilotis, estrutura independente e fachada livre, baseados nos seus "cinco pontos da nova arquitetura" - bem como a materialidade crua e nua são características que podem definir o estilo corbusiano.
Ruskiniano
A obra de John Ruskin influenciou gerações e gerações de escritores, arquitetos e economistas. Em seu livro, As sete lâmpadas da arquitetura, descreveu sua crença de que as técnicas rudimentares de construção, a ornamentação e uso honesto dos materiais e estruturas eram valores inerentes à arquitetura. A obra ruskiniana geralmente utiliza-se de policromia e elementos decorativos oriundos da arquitetura gótica.
Barraganesco
Barraganesco descreve tudo aquilo que se refere à arquitetura de Luis Barrágan. A arquitetura de linhas simples, formas prismáticas e cores vibrantes cria edifícios que são divertidos e íntimos ao mesmo tempo, espirituais e poéticos. A obra de Barragán emociona sem abrir mão da racionalidade. O barraganesco consiste em formas prismáticas e planos de cor, além do uso dramático da luz.