Postos de gasolina não costumam ser atraentes. Onipresentes, estas estruturas não são construídas para agradar e sim para serem funcionais. Deparamo-nos com elas o tempo todo e ainda assim, muito raramente damos bola para aquilo que estamos vendo - abastecemos e vamos embora.
Cheiro de gasolina e lojas de conveniência não nos trazem nenhum tipo de sensação relacionada ao bem-estar. Assim como suas insípidas estruturas não tem inspirado a imaginação dos nossos arquitetos - não até agora.
A Reebok e a Gensler parecem ser os primeiros a perceber o enorme potencial que estas estruturas possuem. Excelentes localizações espalhadas por todo o país, desde importantes ruas comerciais até as rodovias mais movimentadas. Neste novo projeto colaborativo, chamado de "Get Pumped", a empresa internacional de arquitetura e a marca de artigos esportivos estão desenvolvendo um projeto que irá transformar os tradicionais postos de gasolina como os conhecemos hoje em dia.
"Pensar maneiras de transformar o mundo em um lugar mais saudável tem sido uma atividade inspiradora para todos nós", disse Arlyn Vogelmann, diretora da Gensler. "Naquela oportunidade, enquanto projetávamos a nova sede da Reebok em Boston, procurando um local adequado para implantá-la, nossa equipe sugeriu a ideia de revitalizar antigos postos de gasolina tansformando-os em algo verdadeiramente útil para as pessoas".
Postos de gasolina são estruturas negligenciadas. Nos Estados Unidos existem cerca de 114 mil edifícios deste tipo. Desde que os veículos automotores tornaram-se itens acessíveis e até essenciais para a vida nas cidades, as bombas de gasolina se espalharam naturalmente por todo o país. Mas quando paramos pra pensar no futuro disso tudo, onde novas alternativas energéticas estão sendo testadas e tornando-se cada dia mais acessíveis, talvez esse número tenda a diminuir nas próximas décadas. A Reebok e Gensler acreditam que esta é uma ótima oportunidade para transformar estas estruturas cada dia mais disponíveis. Ao invés de esperar que estas estações transformem-se em ruínas, a equipe de arquitetura responsável pelo projeto acredita que elas possam transformar-se em uma espécie de nova arquitetura esportiva, aonde não se abastecem mais carros, mas sim pessoas.
A ideia do projeto é transformar antigos postos de gasolina em três diferentes escalas.
A Rede: na sua visão ideal de futuro, as principais paradas de descanso nas rodovias interestaduais serão estações de energia. Os viajantes poderão parar nestas estações e então, gerar energia. Atividades como spinning, boxe e crossfit serão oferecidas, assim como pistas de corrida.
O Oasis: os maiores postos de gasolina localizados em áreas urbanizadas funcionarão como zonas de recarga. Poderão ser transformados em hortas comunitárias e oferecer refeições orgânicas, bem como espaços para a prática de ioga e meditação.
O Centro Comunitário: as estruturas localizadas em pequenas cidades do interior se transformarão em espaços sociais onde a comunidade local poderá se reunir para a prática de atividades saudáveis. As antigas oficinas serão transformadas em espaços para aulas de nutrição. Um minimercado oferecerá alimentos saudáveis produzidos na região e estruturas pop-up oferecerão aulas de crossfit e spinnng.
Vogelmann espera que este projeto de reuso adaptativo possa expandir o vocabulário arquitetônico dos postos de gasolina, "das tradicionais bombas até a sua versão mais moderna, a qual será simplificada - algumas estações poderão até contar com elementos existentes de hoje que, no futuro se tornarão vintage".
O projeto colaborativo entre a Reebok e a Gensler faz parte de uma tendência mundial sobre novas formas de pensar e promover o bem-estar das pessoas. Outra empresa que vem se destacando neste campo é a Cityblock Health, supervisionada pela Sidewalk Labs, que tem trabalhado na promoção de centros de saúde comunitários "perto de casa", começando pela cidade de Nova Iorque. Comentando a iniciativa da Cityblock Health, Vogelmann disse: "é claro que estamos bebendo da mesma fonte de inspiração. A idéia do Cityblock é ótima, fácil, conveniente e enriquece o tecido urbano em muitas escalas diferentes".
"Carros são tipicamente utilizados para deslocamentos intra-urbanos, de modo que é exatamente isso que nos interessa. Os subúrbios das cidades. Mas, assim como o Cityblock Health, isso se torna uma tipologia urbana por excelência, estamos jogando no mesmo time".
Estamos buscando empresas, assim como a Reebok e a Gensler, que estejam utilizando a tecnologia e o design para criar novos modelos e práticas saudáveis, seja na cidade, nos subúrbios ou na estrada. Vogelmann afirma que o projeto recebeu muitos elogios e que talvez em breve, ele deva ser expandido.