Parte do Eixão Sul, na região central de Brasília, desabou esta manhã. Duas das três pistas que seguem no sentido norte entraram em colapso e despencaram na altura da Galeria dos Estados, cerca de um quilômetro da rodoviária do Plano Piloto.
Segundo reportagem publicada no jornal G1, o desabamento soterrou dois carros que estariam estacionados sob a via elevada, além das mesas de um restaurante. Até o momento não foram identificadas vítimas, disse a Defesa Civil, no entanto, parte da laje da estrutura ainda tem risco de queda.
Henrique Luduvice, diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER-DF), afirmou que o Eixão pode estar comprometido em outros trechos, e identificou fissuras e trincas nas proximidades da parte que desabou como possíveis causas do colapso.
Segundo Fátima Có, presidente do Conselho Regional de Engenharia do Distrito Federal (CREA-DF), é necessário aguardar a avaliação da perícia para identificar as causas que fizeram a estrutura entrar em colapso, no entanto, "o que fica claro é a falta de manutenção do espaço".
O momento exato do desabamento não foi registrado em vídeo, já que as câmeras que fazem o monitoramento da avenida estavam voltadas para outras direções quando o trecho despencou, afirmou o DER-DF. A Defesa Civil montou uma barraca no local e continuará as buscas por possíveis feridos, que serão encaminhados ao Hospital Regional da Asa Norte (Hran) ou ao Hospital de Base, os dois mais próximos do local do desabamento.
Fonte: G1