Conchas acústicas são elementos icônicos em alguns espaços públicos do Brasil e do mundo. Mas além de uma forma curiosa, seu funcionamento é altamente interessante. Inspirando-se no desenho do ouvido humano, as ondas sonoras produzidas dentro delas são organizadas através de sua forma, tornando-se mais vívidas e fortes para o público à sua frente.
Do ponto de vista técnico, a propagação do som é realizada pela reverberação do mesmo que, emitido dentro da casca, é direcionado através da conformação côncava em direção aos expectadores. Em outras palavras, ao ser emitido, o som bate na cobertura e pela constituição cuidadosamente calculada, é distribuído à plateia. Outro equipamento que utiliza o mesmo raciocínio é o icônico Orelhão, desenvolvido pela arquiteta Chu Ming Silveira.
No que diz respeito ao desenho das conchas acústicas, devem ser estudados caso a caso, em decorrência das variações espaciais. Contanto, podem ser projetadas de modo radial a partir de uma casca de concreto concebida como um cone deitado, de tal maneira que com base da largura total da concha, a plateia seja disposta a partir do raio inicial; isolada, dobrando a geometria; ou ainda partindo de uma geometria no formato sela ou crista. Geralmente, elas são formadas por superfícies de base semicircular e boca parabólica, como metade de uma esfera.
No entanto, há algumas ressalvas para o funcionamento adequado das conchas acústicas. É interessante que o terreno apresente certa inclinação, dado que há necessidade angular para a disposição da plateia, assim como um teatro-arena. Condições climáticas também são importantes para o funcionamento adequado, uma vez que se a velocidade dos ventos exceder 15 km/h [1], isso pode provocar atrapalhar o som. Questões naturais adjacentes também devem ser levadas em consideração, isso porque determinados recursos naturais, a exemplo da grama, absorvem parcialmente as ondas sonoras, enquanto que superfícies de água são excelentes refletoras.
Muitos arquitetos, especialmente no período moderno, desenvolveram conchas acústicas icônicas: Oscar Niemeyer, Henrique Mindlin, Décio Tozzi, entre outros. Hoje em dia, o sistema é aplicado em menor proporção, dado que esse modelo tem sido substituído por edifícios teatrais fechados, e as nuances sonoras são controladas através de tecnologias mais modernas. Selecionamos algumas conchas acústicas em concreto já publicadas em nosso site:
Concha Acústica de Brasília pelas lentes de Gonzalo Viramonte
Rehabilitación de "La Concha Acústica" del Parque Agua Azul / S2 Arquitectura
Conchas Acústicas / Flanagan Lawrence
Clássicos da Arquitetura: Memorial Maria Aragão / Oscar Niemeyer
Notas
[1] AMORIM; LICARIÃO, 2005, p. 23
Referências Bibliográficas
AMORIM, Adriana; LICARIÃO, Carolina. Introdução ao Conforto Ambiental. FEC/Unicamp. 2005. Disponível em: <http://www.fec.unicamp.br/~luharris/galeria/ic042_05/TIDIA-ae_TopicoA_mat-apoio_S03_C-Acustico.pdf >. Acesso em 11 Fev 2018.