Imagine se você pudesse participar do processo de projeto do seu próprio apartamento a ser construído às margens de um dos maiores rios da Europa. O escritório T2.a Architects acaba de apresentar o seu mais recente projeto, o DANUBIO, um novo empreendimento residencial em Budapeste, que propõe exatamente este desafio.
A ideia dos arquitetos por trás do projeto do DANUBIO é devolver a liberdade de criação aos moradores, convidando-os a participar da concepção dos seus próprios apartamentos. Utilizando ferramentas como o Grasshopper e o Rhinoceros, um sistema foi desenvolvido para permitir que cada um dos clientes possa participar de forma criativa no projeto de sua futura moradia. O algoritmo é alterado toda vez que um novo morador entra no processo, permitindo que ele escolha a tipologia, a orientação e a localização de sua futura residência durante o processo de projeto.
Orientado para permitir o maior numero de vistas para o rio, o edifício também contará com generosas varandas ao ar livre que permitirão uma sensação de continuidade espacial entre os espaços interiores e exteriores. A forma do edifício, serpenteando ao longo da margem do rio, confere ao complexo uma aparência escultural. Com janelas do piso ao teto, os espaços interiores serão bem iluminados e abertos para a paisagem do rio. O DANUBIO deverá ser o primeiro edifício residencial na Hungria a receber a certificação BREEAM, um dos principais selos de avaliação de sustentabilidade do mundo.
O DANUBIO será implantado em uma região atualmente em processo de transformação e desenvolvimento. Assim que for concluído em 2019, o edifício terá acesso a passeios públicos, um grande parque, um playground e uma praia artificial.
Via: T2.a Architects.