O Musée de la Romanité Narbonne (Museu Romano de Narbona) de Foster + Partners, se aproxima de sua conclusão com a fachada do edifício completamente construída. O museu busca se tornar uma das atrações culturais mais importantes da região sul da França, abrigando mais de 1000 artefatos romanos. O progresso desse plano foi celebrado em uma cerimônia de encerramento no dia 30 de janeiro de 2018, com a instalação das claraboias modulares VELUX Modular Skylights, representando o fim de uma etapa de construção da fachada.
Considerando que a cidade de Narbonne abriga uma grande quantidade de edifícios antigos, relíquias e sítios arqueológicos, a proposta de Foster + Partners, desenhada em colaboração com o especialista em museus Studio Adrien Gardere, se concentra na exposição principal do museu: uma coleção de mais de 1000 pedras funerárias romanas recuperadas das muralhas medievais da cidade no século XIX. As pedras devem ser colocadas no coração de uma estrutura retilínea simples, separando as galerias públicas dos espaços privados de pesquisa.
O museu de pavimento único apresenta um dossel de cobertura de concreto pre-fabricada, inspirada nas técnicas de construção romana, que atende as necessidades térmicas e ambientais. O dossel é suportado por SIREWALLs (terra aprisionada com isolamento estrutural) com um tom de terracota para refletir a terra natural da região. Apesar de muitas exposições precisarem de proteção contra a luz solar, os espaços comuns e recreativos dentro do museu são banhados de luz natural utilizando 150 módulos de clarabóias.
Ao completar o edifício, é possível apreciar sua riqueza à primeira vista, o que é imensamente emocionante para todos os envolvidos. O museu não é só uma instituição cultural importante para a região, mas também desempenha um papel vital na regeneração desta parte da cidade. Agradecemos pelo apoio e a visão da região Occitanie / Pyrénées-Méditerranée e a cidade de Narbonne. -Spencer de Grey, Chefe de Projeto, Foster + Partners
Mais ao norte do museu, Foster + Partners elaborou um plano mestre para uma praça pública que melhorará o novo bairro cultural. Chamado NARBO VIA, o projeto busca formar um novo ponto de referência para a cidade, com jardins e paisagens inspirados nos pátios romanos. O complexo contará com um anfiteatro ao ar livre para eventos e exposições, além de reforçar a conexão entre o museu e o adjacente Canal da Robine com uma nova rampa de pedestres.
Espera-se que o Musée de la Romanité Narbonne abra suas portas em 2019.
Via: Foster + Partners