Dos diferentes tipos de revestimentos cerâmicos e chapas metálicas para telhados inclinados a decks de madeira e lajes elevadas de cimento para coberturas planas, os materiais de acabamento para telhados não só colaboram na drenagem e protegem as camadas inferiores contra a radiação solar e desgaste, mas têm uma função estética importante.
Atualmente, quando se trata de configurar a proteção final de um telhado, você pode encontrar na indústria uma grande variedade de materiais e dimensões, cada um com características e recursos específicos, que devem responder ao tipo de construção do telhado, até o destino do projeto e sua manutenção futura.
Reveja um catálogo de opções para incorporar de forma criativa em seus projetos, abaixo.
Telhas
Presente em diferentes variações de telhados inclinados, eles geralmente permitem uma boa drenagem e resistência à chuva. Geralmente consistem de uma superposição de peças de canais, que coletam e conduzem a água da chuva, e outras peças que cobrem as junções entre os canais. O custo de produção é relativamente baixo, e existem diferentes materiais adequados para a sua conformação, razão pela qual eles são encontrados regularmente na maioria das habitações de baixo gabarito.
- Telha Cerâmica: Curvas, planas ou mistas - com diferentes encaixes - são peças fabricadas por secagem e queima de uma massa de argila. São resistentes ao fogo, duráveis e requerem pouca manutenção, embora não tenham alta resistência ao impacto.
- Telha Esmaltada: O esmalte nos revestimentos cerâmicos permite principalmente obter diferentes colorações e acabamentos, possibilitando a reflexão e a absorção da radiação solar pela cor. Devido à sua conclusão, eles aumentam consideravelmente seu custo, embora sejam um pouco mais resistentes à água e ao desgaste.
- Telha de concreto: Possuem uma melhor resistência mecânica, maior peso e menor absorção de água do que uma telha cerâmica. Aconselhável para climas mais frios, por resistir um pouco melhor às geadas e ventos.
- Telha de vidro: Recicláveis e duráveis, são normalmente encontradas sobre uma base de nylon preto, que absorve o calor e o transmite ao ar que circula sob os ladrilhos, permitindo reduzir os custos de aquecimento.
- Telha de PVC: São leves e resistentes a agentes químicos e à corrosão. Têm uma boa vedação e não absorvem água, para que possam ser facilmente limpas. São encontradas com diferentes desenhos e dimensões, embora seu tamanho seja geralmente maior que o dos ladrilhos convencionais, o que permite uma instalação mais rápida.
- Telha PET: Fabricadas com garrafas PET recicladas, são muito leves, econômicas e resistentes à biodegradação. Vêm em diferentes dimensões e desenhos.
- Telha Metálica: Leves e fáceis de instalar. Geralmente não oferecem um bom isolamento térmico, causando um aumento na temperatura interior. É necessário considerar a oxidação e a corrosão dependendo do tipo de metal e seu revestimento.
- Telha Asfáltica: Geralmente consistem em laminado de asfalto e um material de reforço, como grãos cerâmicos. São encontradas em diferentes modelos e espessuras.Econômicas, embora tenham vida mais curta em comparação com outros materiais.
- Telha Fotovoltaica: Permitem a produção de energia elétrica, embora seu custo de instalação e produção seja alto. A eficácia do sistema é comprometida pela orientação solar
.
- Telha de Madeira: Instaladas corretamente, as placas de madeira - geralmente de pinho - podem fornecer uma proteção durável ao longo do tempo e uma estética rústica, embora sejam mais propensas a ataques de agentes biológicos e desgaste devido às condições climáticas.
- Telha de ardósia: São placas planas de rocha com diferentes formas e tamanhos. Devem estar bem ancoradas, e devem ser localizadas em telhados muito íngremes para favorecer a drenagem.
Chapas e Painéis
Embora geralmente exijam a incorporação de isolamento térmico adequado, eles têm grandes benefícios quando se trata de resistir ao clima. Geralmente têm uma alta durabilidade e, devido ao seu tamanho e peso, permitem fácil manuseio e colocação rápida. Eles podem ser encontrados com várias formas de seção que aumentam a inércia da chapa, de modo que você pode até encontrar folhas auto-sustentadas.
- Chapa de aço galvanizado de zinco: Devido ao seu revestimento, eles são protegidos contra corrosão e oxidação do aço. Exigem pouca manutenção e têm uma grande durabilidade. Como outras folhas, elas têm baixa qualidade acústica e térmica; geram um excesso de ruído devido ao impacto da chuva. Apesar disso, são uma excelente opção pelo seu peso leve e por serem econômicas.
- Chapa de Aço Inoxidável: Apesar de não serem econômicas, possuem baixa manutenção e longa duração, portanto, possuem uma boa relação custo / benefício. Eles são resistentes à corrosão, impacto e climas extremos. Como outras chapas, sua superfície pode ser arranhada ou amassada, e elas são difíceis de reparar.
- Chapas de Cobre: Podem ser adaptadas a diferentes formas, mas geralmente não são econômicas, tanto pelo material como pelo custo de sua instalação. Destacam-se por sua resistência às mudanças de temperatura, sua durabilidade e sua estética decorativa final.
- Chapa Metálica Termoacústica: Embora tenham um custo maior do que outras chapas metálicas - é uma chapa coberta com um isolamento térmico e acústico - oferecem vantagens interessantes em relação ao controle de temperatura e ruído. Eles são duráveis e não requerem grandes manutenções.
- Chapa de Policarbonato: Ele enfatiza sua resistência, leveza e facilidade de instalação. Sua transparência permite a entrada de luz solar e diferentes espessuras. Dependendo do clima, neste tipo de telhado é necessário considerar o isolamento térmico.
- Chapa de Fibrocimento: São duráveis, não exigem manutenção complicada e podem suportar baixas temperaturas. Vêm com diferentes perfis, texturas e cores. Têm um custo intermediário em relação a outras coberturas. Por causa de seu peso, eles tendem a ter mais complicações no momento da instalação.
- Chapa de Fibra de Vidro: Apresentam um bom isolamento térmico e suportam altas temperaturas. As características do material permitem que seja moldável para se adaptar a suportes com recursos mínimos (a matéria-prima para sua fabricação tem um preço baixo).
Ripas de Madeira e Fibras Vegetais
De acordo com a disponibilidade de recursos naturais, as fibras vegetais são econômicas e têm boa resistência à chuva, embora possam ser facilmente atacadas por agentes biológicos ou destruídas por ventos fortes. Da mesma forma que a madeira, exigem manutenção periódica porque se degradam rapidamente e apresentam risco de incêndio.
- Palha: São econômicas, embora uma grande porcentagem do custo recaia sobre a mão-de-obra de instalação. Apresentam um excelente isolamento térmico e acústico, embora tenham importantes desvantagens em incêndios e no caso da presença de animais.
- Bambu: Os colmos de bambu são cortados ao meio ou em quartos de acordo com o comprimento necessário, dando como resultado de superposição uma situação de calhas semelhantes às telhas coloniais. Podem ser fixadas com cordas ou pregos.
- Deck de madeira: Usados em telhados planos, os decks fornecem uma boa opção para decoração exterior. É necessário considerar que uma superfície adequada de drenagem e ventilação é necessária, e que exigem a manutenção periódica.
Pisos e Cascalho
Esta categoria trata de materiais de acabamento para telhados planos, entre os quais estão peças apoiadas em suportes ou peças colocadas com a aplicação de uma argamassa de assento. Esse tipo de telhado, dependendo do tipo de uso, também pode ser protegido com outros elementos da superfície, como cascalho e terra com vegetação, proporcionando drenagem e imperfeições adequadas.
- Telha Flutuante de Cimento: São apoiados em suportes ajustáveis ou fixos, que permitem fácil manutenção das camadas inferiores e substituição em caso de quebra. Eles permitem uma cobertura ventilada e escondem canos ou canos.
- Ladrilho Cerâmico: Pode ser aplicado com argamassa de assento, com juntas flexíveis que podem absorver as tensões das telhas produzidas pelas dilatações, e devem ser impermeáveis para resistir à água da chuva. As telhas estão em diferentes dimensões e espessuras.
- Cascalho: Pedras fragmentadas em pequenas dimensões que impedem a erosão causada pelo vento, protegendo as camadas inferiores dos raios solares. Eles são mais pesados que outros materiais, portanto podem requerer reforço estrutural.
Membranas
Destacam-se pela sua fácil aplicação e por apresentar uma boa relação qualidade / preço. São leves e requerem manutenção e reparos de acordo com o tipo de uso que é dado ao telhado. Geralmente não apresentam uma solução decorativa, embora sejam geralmente usados na maioria das capas contemporâneas.
- Membrana Elástica Impermeável: Podem ser facilmente aplicados como tinta, têm um alto nível de revestimento e, quando secos, formam uma membrana elástica com propriedades à prova d'água. As condições de temperatura da área e a transitabilidade do telhado devem ser levadas em consideração.
- Membrana Asfáltica: Exigem um posicionamento correto, uma vez que devem ser unidos no local - geralmente eles vêm em larguras de 1 metro - e, assim, obter uma continuidade adequada da membrana. Eles são encontrados com diferentes terminações (geotêxtil ou revestimento de alumínio) que fornecem maior resistência mecânica ou melhor proteção contra a luz solar.
Esclarecemos que o que é apresentado neste artigo são informações auxiliares para a elaboração de um projeto de cobertura. Todas as considerações para a construção de um telhado devem ser elaboradas após a avaliação dos padrões técnicos locais e de acordo com as decisões tomadas pelos arquitetos e / ou profissionais da área.