Maquetes são objetos bastante singulares. Por um lado, como às representações em 2D, modelos são representações de outras coisas - um edifício existente por exemplo - mas na maioria dos casos são projetos hipotéticos. Por outro lado, são representações de si mesmo, objetos que impressionam por seus detalhes e complexidade. Talvez seja por isso que as maquetes tanto fascinam os arquitetos; elas podem significar tanto um objeto em si como uma representação de algo maior.
No início deste ano, pedimos aos nossos leitores que nos enviassem imagens de seus melhores modelos. A enorme quantidade de respostas assim como a qualidade das imagens mostrou claramente essa espécie de fascínio que desenvolvemos com as maquetes de arquitetura. Recebemos imagens de todos os tipos de modelos, desde pequenos objetos meticulosos e sensíveis até maquetes enormes de cair o queixo. Com mais de 300 mensagens recebidas, fizemos uma dificílima seleção de apenas 21 dos exemplos mais inspiradores, dividindo-os em 5 categorias que representam a incrível variedade de modelos apresentados.
Apresentação de projeto
Um dos principais objetivos da maioria dos modelos de arquitetura é para apresentar um projeto. Esses projetistas fizeram escolhas inteligentes que destacam as melhores qualidades de seus projetos.
Contemporary Neighborhood Library / Mario Serrano + Samantha Sheppard
A leveza e a precisão geométrica deste projeto de Mario Serrano e Samantha Sheppard são traduzidos com perfeição no modelo através dos materiais escolhidos e principalmente através da fotografia.
Pinecote Pavilion by Fay Jones / Garrett Wineinger + Laura Leticia + Angelika Sophi
Este estudo desenvolvido por Garrett Wineinger para o "Pinecote Pavillion by Fay Jones" usa diferentes camadas sobrepostas para demonstrar a lógica dos elementos construtivos.
Thermal Baths in Pozzuoli / Clemens Kössler
Externamente não há nada de muito interessante aqui - na verdade, à primeira vista, esse modelo não parece nada de mais. Mas quando nos deparamos com as fotografias do interior, somos instantaneamente transportados para dentro deste incrível projeto.
The Reifier / Heffrence H P Teow
Em resposta a forma pouco usual deste projeto "extrovertido", a decisão de criar um modelo em corte detalhado ajuda a compreender a lógica interna do projeto.
Equestrian Center / Pierre Ide + Maël Barbe
Modelos de arquitetura são frequentemente construídos com apenas um único material. Entretanto, a utilização de um material contrastante que destaca a característica mais importante do projeto também pode ser uma impressionante ferramenta de comunicação.
Deus está nos detalhes
Muitas vezes, são os pequenos detalhes que realmente fazem a diferença em um bom projeto, e com um bom modelo e arquitetura não é diferente. Estes projetos chamaram a nossa atenção graças aos pequenos detalhes.
Design Building at UMass Amherst by Leers Weinzapfel Associates / Matt Vocatura
Desenvolvido para a exposição "Timber City" realizada no National Building Museum de Washington DC, os principais elementos deste modelo criado por Matt Vocatura são as suas minúsculas juntas de aço "impressas" em 3D e responsáveis por conectar os elementos de madeira.
Chamber Music Hall in Reichenau / Ivan Matas
Este modelo inclui uma seção longitudinal meticulosamente construída, mostrando cada um dos elementos estruturais na íntegra.
Visitor Center for Peggy's Cove / Andrew Hill
Dividido em 5 elementos, as diferentes partes deste modelo são capazes de deslizar ao longo de duas barras, proporcionando visualizar quatro seções diferentes do modelo.
Greenhouse / Julius Puttkammer, Lukas Frenzel, Kai Wagner, Sophie Beike, Robin Bothe + Matthias Voigt
As aberturas em forma de "almofadas" deste projeto foram criadas com um plástico derretido em um forno comum, de modo que um dos membros da equipe teve que interditar a sua cozinha por vários dias para que o modelo fosse concluído à tempo.
Type Variant House by VJAA / Sarah Hefner, Ross Davidson + Zach Dawkins
O amor e o cuidado dedicados à este modelo podem ser vistos em seus mínimos detalhes, até mesmo no alinhamento da textura da madeira. Nestas imagens não podemos ver os ímãs que permitem que o modelo seja desmontado em partes para uma investigação mais profunda.
Materiais significativos
Assim como em um projeto em escala 1:1, os materiais usados para construir um modelo podem revelar muito sobre as intenções dos arquitetos.
Salient Extension / Ibrahim Ibrahim + Maryam AlJomairi
O que mais podemos dizer? Quando um modelo é escavada ao invés de ser construído, como uma escultura que nasce de um bloco de pedra por exemplo, ficamos completamente admirados.
Christoph Schwarz + Thomas Obererlacher
O volume principal deste modelo foi construído a partir de uma única peça de gesso, fazendo com que os perfil metálicos das passarelas de aço possam flutuar no espaço.
Theater on Rundle Mountain / Dalton Kaun
Outro modelo que usa um elemento único e sólido é a maquete de Dalton Kaun, neste caso, o terreno acidentado e rústico da "montanha" forma um belo contraste com a lógica leve da estrutura do edifício.
Paciência é uma virtude
Desenvolver modelos de arquitetura é uma atividade que requer muito tempo e paciência. Esses modelos são uma bela mostra dos resultados que podemos alcançar quando a paciência é a sua maior virtude.
Rural Sports Hall / Ramtin Taherian
Olhe mais de perto e você verá que a cobertura deste modelo é feito de centenas de fios, eles foram inseridos um a um na estrutra de aço através de orifícios feitos a laser.
Maple Leaf Pavilion / Taiwei Wang
Essa notável estrutura arquitetônica com três apoios foi completamente construída utilizando apenas papel - sem cola ou qualquer tipo de conexões.
Bastian Marzoli + Pénélope Escallier
Em uma certa escala, as texturas superficiais simples podem não são suficientes para ilustrar um bom projeto de arquitetura. neste modelo foram utilizadas três variedades de tijolos cortados individualmente para criar esta fantástica textura da fachada.
Escolhas inteligentes
Nos dias de hoje, podemos simplesmente fazer tudo o que quisermos com uma impressora 3D. Estes modelos nos mostram como diferentes ferramentas podem contribuir para criar modelos ainda mais incríveis, transformando simples maquetes em obras de arte.
New Orleans Aquatic Center / Charles Weimer
Combinando impressão 3D, corte a laser e técnicas tradicionais, este modelo é um ótimo exemplo sobre como diferentes ferramentas podem ser combinadas para criar diferentes efeitos.
Shi Qi Tu
Embora as bordas queimadas do corte à laser geralmente sejam um "ruído" para nossos modelos, aqui elas se transformam em algo que colabora com a ideia do projeto, transformando-se em uma superfície de "água" sobre a qual a maquete pousa levemente.
Amalgamation / Eli Lurie
Neste projeto de masterplan, os contornos dos novos edifícios foram construídos em acrílico e podem ser iluminados por baixo. E qual seria o melhor material para utilizarmos na base para destacar essas formas puras e brilhantes? Uma madeira escura, claro.
The Pro Leagues
Embora não seja justo comparar os modelos de nossos leitores com aqueles desenvolvidos por profissionais de modelagem, não pudemos excluir alguns dos mais impressionantes modelos profissionais que recebemos. Esta seleção nos dá apenas uma idéia de tudo aquilo que é possível, através da experiência e dos recursos de alguns dos melhores fabricantes de modelos do mundo.
Peter Wake
Peter Wake, criador de modelos da Woods Bagot e responsável por maquetes desenvolvidas para a Squire + Partners e a HASSELL, nos enviou uma variedade de diferentes tipos de trabalho, desde modelos conceituais e volumétricos até projetos extremamente completos.
Radii Inc.
Com sede em Hoboken, Nova Jersey, a Radii Inc. tem uma lista impressionante de clientes e você poderá reconhecer facilmente alguns dos projetos em que eles trabalharam.
Obrigado a todos por compartilharem conosco as imagens de seus trabalhos!
Publicado originalmente em 2 de maio de 2018.