Três empresas de arquitetura premiadas, Lemay, Perkins+Will e Bisson Fortin, projetarão um novo sistema sustentável de 67 km de estações de trem para um dos maiores projetos de transporte público da América do Norte, o Réseau Express Métropolitain (REM) em Montreal. Este sistema de estações de trem será projetado como parte do contrato recentemente ganho pela NouvLR General Partnership e conectará o Aeroporto Internacional Montréal-Trudeau ao centro da cidade, bem como às margens norte e sul da região.
O conceito do projeto é baseado na combinação dos temas de movimento, transparência e identidade. As fachadas e os elementos paisagísticos da estação refletem a experiência de se mover como visto pela janela de um trem em movimento. O projeto também contém características urbanas, com momentos de quietude e movimento vertical.
As estações também apresentam grandes quantidades de vidro para permitir a luz do dia e proporcionar aos passageiros melhores oportunidades de viajar. As áreas imediatas ao redor de cada estação REM se tornarão ecossistemas sustentáveis e biodiversos, o que tornará a rede um “contínuo urbano verde”. Além disso, a rede também dará suporte a pedestres, ciclistas, ônibus e em três locais, acesso a metrô.
Jeff Doble, diretor da Perkins + Will, comentou o projeto dizendo: “O REM é um reflexo da mesma inovação e criatividade que fez de Montreal um dos principais centros culturais e econômicos do mundo. É uma honra estar envolvida em um projeto que aborda a infraestrutura como uma cortesia cultural e influente, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, melhorar as experiências dos visitantes e garantir valor econômico de longo prazo para toda a região. ”
A construção está prevista para começar em abril de 2018.
Notícia via: Perkins+Will.