O escritório Moriyuki Ochiai Architects, do Japão, projetou um conjunto de casas de chá localizadas na área rural de Bisei, na província de Okayama. A cidade é conhecida como o local onde o chá verde foi introduzido no Japão e também como um "santuário para observar as estrelas", o que inspirou os arquitetos a buscarem uma conexão entre essa peculiaridade astronômica e as casas de chá.
O local do projeto é perto de colinas e cadeias de montanhas e é palco de eventos anuais do Clube de Astronomia, o Tea Ceremony Club e vários concertos e peças de teatro. Considerando a característica deste ponto como um local perfeito para observar as estrelas, os arquitetos pensaram nas salas de chá espalhadas pela paisagem como um reflexo das estrelas do céu na terra.
As salas de chá foram desenvolvidas para serem pequenos recintos onde os visitantes podem perceber os mínimos detalhes da natureza. Pintados em uma variedade de cores, os volumes também apresentam em seu exterior espelhos para refletir o ambiente natural em constante mudança.
As salas de chá podem ser experienciadas tanto como uma "constelação" de espaços que juntos criam uma nova paisagem, ou como pavilhões isolados que podem ser ocupados individualmente.
Ficha técnica:
Arquitetura: Moriyuki Ochiai Architects
Equipe de projeto: Moriyuki Ochiai, Jillian Lei, Xingguang Li, Marie Uno, Haruka Amano, Yuta Takahashi
Cliente: Irbisei, Nijigennomori/Pasona Group
Construção: Takei Construction,CA leading,Soken Group
Special Paint: Osamu Yamaguchi
Pintutura: Masanao Uchida
Iluminação: Color Kinetics Japan
Sonorização: Yoshiyuki Kanamori
Videografia: Kazuma Goto, Noriko Nishiguchi, Shinichi Hisamatsu, Hajime Kishii