Como parte de nossa cobertura da Bienal de Arquitetura de Veneza 2018, apresentamos o Pavilhão da Croácia. Abaixo, a equipe curatorial descreve a exposição.
Como parte da 16ª Exposição Internacional de Arquitetura La Biennale di Venezia, o Ministério da Cultura da República da Croácia introduziu uma das maiores estruturas impressas em 3D do mundo. Cloud Pergola é uma instalação que atravessa os limites da arquitetura, arte, engenharia de precisão, design computacional e fabricação digital.
Como parte do projeto Cloud Pergola, a arquiteta croata Alisa Andrasek concebeu o projeto, que traz para uma convergência dinâmica forças naturais e estruturas artificiais. Inspirado pela complexidade e beleza das formações de nuvens, Andrasek registrou em alta definição um momento do movimento de um tecido. A estrutura foi criada usando simulação computacional, big data e impressão 3D digital da Ai Build.
Ai Build, uma empresa com sede em Londres especializada em robótica e inteligência artificial, foi acionada para dar vida à intrincada estrutura. Graças ao avançado software e hardware de impressão 3D da Ai Build, a estrutura foi impressa por robôs em Londres e enviada a Veneza para montagem. O pavilhão tem 3,3 m de altura e ocupa uma área de 57,6 m, o que faz desta uma das maiores estruturas do mundo impressa em 3D inteiramente por robôs.
Alisa Andrasek, designer, inovadora, fundadora da Biothing e professora de Design Innovation Technology (RMIT University), disse: “Cloud Pergola está saindo de uma profunda linhagem de minha pesquisa em arquitetura de alta resolução, estruturas ricas em informação, projetadas com algoritmos e inteligência artificial e construídas por robôs. Ressonando a complexidade das formações de nuvens e eventos climáticos, essa nuvem matematizada reinventa a pérgola, que por si só é um filtro arquitetônico e que aqui se torna uma espécie de micro-clima sintético. O movimento através deste tecido arquitetônico n-dimensional gera uma série de padrões dinâmicos de interferência, desvios e rupturas na visibilidade. A tempestade vetorial é capturada através de suas fibras estruturais, puxando o visitante como uma força de gravidade invisível, através de uma experiência inspiradora.”
Daghan Cam, co-fundador e CEO da Ai Build, disse: “Este projeto é um vislumbre de como a arquitetura está evoluindo com os avanços da tecnologia. Tradicionalmente, os arquitetos costumavam projetar com as restrições dos métodos de fabricação e da mão-de-obra. Agora, estamos oferecendo aos designers a possibilidade de produzir quase tudo com robôs. Este novo paradigma em fabricação está abrindo a possibilidade de produzir projetos muito complexos, orientados por dados, desempenho e estética inovadora. Cloud Pergola é o exemplo perfeito de uma estrutura resistente e leve, com qualidades estéticas jamais vistas."
Cloud Pergola estará em exibição no Pavilhão da Croácia, com curadoria de Bruno Juricic, como parte da 16ª Exposição Internacional de Arquitetura, de 26 de maio a 25 de novembro de 2018.
Curador: Bruno Juricic
Arquiteta: Alisa Andrasek
Design digital: Madalin Gheorge
Consultoria estrutural: Arup
Fabricação digital: Ai Build