As exigências para o uso de arquivos BIM em projetos arquitetônicos são cada vez mais rigorosas em todo o mundo. Atualmente, existem leis que exigem o uso dessas ferramentas para o desenvolvimento de projetos públicos e é provável que essas normas também sejam replicadas em projetos privados.
Anteriormente desenvolvemos o guia 'Como projetar e construir uma cozinha corretamente?', Hoje apresentamos uma segunda parte para incorporar esta nova tecnologia, incluindo uma série de módulos de cozinha em formato BIM para que você possa projetar a cozinha do seu projeto rapidamente e eficiente. Os módulos foram publicados pela Arauco e fazem parte de uma biblioteca com mais de 100 elementos, que podem variar em grande quantidade de formatos e estilos através dos diferentes modelos de placas Melamina Vesto.
A vantagem de aplicar esses módulos é que o projeto já considera a melhor otimização possível de uma placa, evitando desperdício de material e dinheiro, reduzindo os problemas ao construir cada mobiliário.
Como usar esses arquivos BIM?
1.Pense na melhor configuração possível para a cozinha, antes de usar o BIM
Antes de começar a montar uma cozinha com esses módulos BIM, é importante lembrar alguns conceitos básicos do guia de projeto e construção de cozinhas. Como regra geral, deve-se evitar que a cozinha seja o resultado do espaço que 'sobra' no projeto, e suas dimensões em planta devem responder às medidas padrão dos fluxos e dos próprios módulos. Com isso em mente, é preciso pensar em como as funções serão distribuídas dentro da cozinha de acordo com o "triângulo de trabalho" formado entre as zonas de pia, preparação e cozimento. [Revise o guia de projeto aqui]
2. Aproveite a modulação de objetos BIM para obter o melhor desempenho do material
Já com uma planta geral para a cozinha, podemos começar a introduzir nossos módulos. É sempre recomendável começar com os módulos inferiores. Dentro do possível, a regra é tentar manter a mesma largura de base (ou seu múltiplo) com cada módulo implementado. Com isso, procuramos trabalhar com uma medida que nos permita obter o melhor desempenho da placa e facilitar sua instalação.
Por exemplo, quando trabalhamos com módulos cuja frente são portas, o ideal é manter uma largura de 60 cm, enquanto que se trabalharmos com módulos compostos por gavetas, podemos expandir essa largura para 120 cm (dependendo da ferragem que é incorporada, nem todos os acessórios permitem alcançar essa largura). Quando o comprimento da cozinha não nos permite incorporar um número X de módulos da mesma largura, podemos brincar com outros módulos que consideram um uso diferente, como é o caso de outras prateleiras.
3. Selecione os módulos superiores de acordo com a altura da cozinha e localize-os de acordo com sua função
No caso dos módulos aéreos, consideramos duas alturas diferentes (70 cm e 85 cm). O uso dessas duas alturas dependerá da altura da cozinha e da área onde serão implementadas. Para cozinhas de 230 cm de pé-direito recomenda-se a utilização do módulo aéreo de 70 cm, ideal para áreas onde se encontra a bancada ou a máquina de lavar louça. Em outras áreas você pode usar sem problemas os módulos aéreos de 85cm de altura.
Novamente, a mesma regra usada com os módulos inferiores é repetida. Deve-se sempre tentar usar a mesma largura. Não é necessário que a largura seja exatamente igual aos módulos inferiores, mas é importante que o módulo do exaustor com o da bancada se encaixe perfeitamente.
4. Experimente os materiais para definir a aparência final da cozinha
Neste caso, todos estes módulos são especificados com melamina Vesto e incorporaram seus projetos para criar cozinhas de diferentes estilos e composições. Pode-se combinar diferentes cores e texturas, e o sentido das fibras pode mudar de direção.
É importante considerar que as dimensões de uma placa mudam em cada país. Por exemplo, no Chile e no México, o formato é de 1,83 cm x 2,5 cm, enquanto no Peru e na Colômbia, a chapa mede 2,15 cm x 2,44 cm, de modo que, em uma mobília do tipo "torre", não é possível usar o desenho horizontalmente. No Brasil, as chapas geralmente medem 2,75 cm x 1,84 cm.
Biblioteca de cores
Exemplos de cozinhas pré-projetadas
Apresentamos 3 casos de diferentes tipos de cozinhas desenvolvidas com esses arquivos BIM, para se levar em conta em futuros projetos. Nos três casos, os conceitos indicados no guia de projeto e construção da cozinha e os conceitos indicados neste documento foram aplicados.
Cozinha Linear
Cozinha em L
Cozinha em U
Módulos para baixar (e suas variações)
+ Móveis inferiores / Bases
Base - Porta
Base - Porta Ajuste Lateral
Base – Cômoda dupla
Base – Cômoda tripla
Base – Cômoda tripla invertida
Base – Bancada
Base – Forno
Base – Lava-louças
Base – Lava-louças Ajuste lateral
Base – Prateleira de temperos
Base – Suporte para bandejas
Base – Suporte para garrafas
Torre – Forno
Torre – Despensa
+ Móveis Superiores / Aéreos
Aéreo – Porta 70 cm altura
Aéreo – Porta 85 cm altura
Aéreo – Porta Ajuste 70 cm altura
Aéreo – Porta Ajuste 85 cm altura
Aéreo – Basculante 70 cm altura
Aéreo – Basculante 85 cm altura
Aéreo – Microondas
Aéreo – Suporte para garrafas 70 cm altura
Aéreo – Suporte para garrafas 85cm altura
Aéreo – Armário de bandejas 70 cm altura
Aéreo – Armário de bandejas 85 cm altura
As informações e imagens deste artigo foram fornecidas pela Arauco.