Foster + Partners publicou imagens da sua recém-inaugurada Apple Store em Macau, destinada a ser um "novo oásis de calma" contra a agitação da cidade. A loja, inaugurada em 29 de junho, foi projetada em resposta a um requerimento por "um espaço convidativo e contemplativo, onde a tecnologia, o entretenimento e as artes se unem para dar uma contribuição positiva à cidade".
A Apple Cotai Central foi projetada em uma estreita colaboração entre Foster + Partners e o diretor de design da Apple, Sir Jonathan Ive, uma colaboração que anteriormente produziu as lojas da Apple na Michigan Avenue em Chicago e na Regent Street em Londres.
O projeto de Macau assume a forma de um “cubo luminescente” com uma geometria pura e um brilho quente de “lanterna de papel” que procura atrair os pedestres através de seu bosque de bambu e da praça externa de eventos. Ao entrar, os visitantes são cercados por painéis de pedra, brilhando de dia em reação ao sol e irradiando suavemente um brilho quente durante a noite para contrastar com as luzes de Macau.
Uma inovadora fachada é composta por cinco camadas envidraçadas integradas com finas camadas de pedra, criando uma materialidade de pedra translúcida definível, não muito diferente dos vitrais. Três colunas suportam uma estrutura envolta em aço inoxidável espelhado que reflete os padrões e cores da fachada de pedra translúcida.
Queríamos criar algo muito simples e puro - um edifício bonito e elegante que complementa os sons, imagens e cores de Macau, ao mesmo tempo em que incorpora uma sensação de clareza e quietude. O projeto cria dois espaços distintos, um interno e outro externo, imbuídos de uma sensação de beleza autêntica, advinda do uso inovador de materiais naturais.
-Stefan Behling, chefe do estúdio, Foster + Partners
O interior apresenta um tranquilo bosque de bambu sob um átrio central elevado. Coberto por uma grande claraboia com aberturas piramidais perfuradas, o espaço interior é banhado por luz natural reforçada por uma fachada envidraçada. O piso térreo também apresenta vistas para uma tela de bambu, evocando uma sensação de fechamento enquanto forma uma conexão entre o interior e o exterior. Em uma extremidade da loja, uma parede-vídeo de 10 metros por 4 fica ao lado de uma entrada axial, atraindo os pedestres para dentro.
O pavimento superior é acessado através de duas grandes escadarias de pedra iluminadas por claraboias. As mesas expositoras estão organizadas para maximizar a vista do bambuzal do átrio central, enquanto a fachada composta de pedra / vidro cria um ambiente interior suave, calmo e sereno. Enquanto isso, uma segunda entrada no nível superior fornece uma conexão escalonada ao shopping adjacente, enquanto cria uma conexão visual com o nível do solo.
Via: Foster + Partners