De que forma as pessoas vivem ao redor do mundo? Parece evidente que a maioria das arquiteturas residenciais não é tão focada na estética quanto as casas minimalistas que cobrem as páginas de revistas de projeto (e, reconhecidamente, sites como este). Por mais divertido que seja olhar para esses projetos, elas não são representativas de como as casas se parecem geralmente. A maioria das pessoas vive em estruturas construídas no estilo vernacular de sua região, ou seja, o estilo tradicional que evoluiu de acordo com o clima ou a cultura da região. Embora definições estritas de arquitetura vernacular residencial frequentemente excluam edifícios construídos por arquitetos profissionais, para muitas pessoas o termo chegou a abranger qualquer tipo de casa que seja considerada média, típica ou característica de uma região ou cidade. Confira nossa lista abaixo para ampliar seu léxico de arquiteturas residenciais:
1. Três Pisos (Triple-Decker)
O triple-decker é um edifício de apartamentos de madeira muito apreciado que é comumente encontrado em vilas e cidades da Nova Inglaterra. As estruturas foram originalmente usadas para abrigar um grande número de imigrantes que trabalhavam em fábricas durante o final do século XIX e início do século XX.
2. Yurt
Normalmente encontradas na Ásia Central, um "Yurt" consiste de uma estrutura de madeira ou bambu coberta de peles, lona ou feltro.
3. Plattenbau
Plattenbau é um edifício feito de grandes lajes de concreto. Enquanto apartamentos de concreto pré-fabricados eram comuns em muitos países a partir dos anos 1960, o Plattenbau como um tipo específico de construção está associado à Alemanha Oriental, onde os projetos eram tão sistematizados que podem ser categorizados em um pequeno número de tipologias diferentes.
4. Khrushchevka
Também construído na década de 1960, o Khrushchevka é a contrapartida do Plattenbau na União Soviética. Estes apartamentos foram nomeados pelo líder soviético Nikita Khrushchev, que determinou que as unidades habitacionais fossem construídas. Muitos dos blocos de apartamentos foram designados como “descartáveis”, o que significa que eles tinham uma vida útil de 25 anos; Como resultado, muitos foram demolidos e substituídos por prédios mais densos em Moscou nos últimos anos, e um plano de 2017 da prefeitura planeja demolir mais 8.000 dos edifícios.
5. Apartamentos Railroad
Frequentemente encontrados em Nova Iorque e San Francisco, esses apartamentos estreitos imitam a forma de um vagão para economizar espaço em áreas de alta densidade. Os dormitórios são acessíveis a partir de um longo corredor, como cabines em um trem de passageiros.
6. Casa Shotgun
Uma casa ou apartamento shotgun é semelhante a uma casa Railroad em que os dormitórios estão alinhados em fila; no entanto, as casas shotgun nunca têm um corredor, por isso os residentes devem passar por cada sala para chegar à próxima (uma configuração que pode ser difícil quando se vive com colegas de quarto).
7. Trinity
Essas casas da era colonial encontradas principalmente na Filadélfia são a resposta vertical para o apartamento shotgun. Três andares empilhados um sobre o outro, cada um possui um dormitório. Os pisos estão ligados por uma escada em espiral.
8. Casas geminadas (Terraced House)
A casa com terraço (ou casa com terraço, townhouse ou casa geminada, dependendo de onde você está no mundo) é um termo genérico para casas vizinhas que compartilham uma parede de partição em ambos os lados. Variações estilísticas baseadas na região (ques existem muitas) incluem a escadaria ao ar livre comum em Montreal e a varanda de ferro forjado italianizada comum em Nova Orleans e na Austrália.
9. Casa Back-to-Back
Muito parecido com as triple-decker na Nova Inglaterra, milhares de casas back-to-back foram construídas no Reino Unido durante a revolução industrial para abrigar grandes populações de operários fabris. Três das quatro paredes da casa são compartilhadas com casas vizinhas bem compactadas, de modo que apenas a frente da casa tem janelas e portas.
10. Bay-and-Gable
Os lotes estreitos em Toronto deram lugar ao estilo bay-and-gable no final do século XIX, quando as casas de dois andares ornamentadas de tijolo vermelho começaram a surgir por toda a cidade. O estilo era facilmente reproduzível e a estética vitoriana popular.
11. Casa Rancho (Ranch House)
Geralmente construídos para abrigar a crescente classe média americana em meados do século 20, essas casas de um andar ainda são onipresentes nos subúrbios americanos.
12. Chalé (Chalet)
Com beirais largos, esta casa de madeira de dois andares originou-se na Suíça para abrigar agricultores que viviam nos Alpes. A palavra "chalé" tem significados variados em todo o mundo hoje, mas o estilo original suíço tem sido consistentemente adaptado para casas de montanha em todo o mundo, muitos dos quais ainda são referidos como chalés.
13. Bangalô (Bungalow)
Enquanto a palavra “bangalô” tem definições diferentes em todo o mundo, na maioria dos países, denota uma casa baixa com um pequeno alpendre. Bangalôs de tijolos são extremamente comuns em Chicago, onde quase um terço do estoque habitacional da cidade emprega o estilo. O California Bungalow, que inclui um primeiro andar e um pequeno loft no segundo andar, teve sua origem em Bengala, na Índia, antes de ganhar popularidade em Los Angeles; crescendo ainda mais na Austrália durante grande parte do século XX, onde muitas casas suburbanas usam adaptações regionais do estilo.
14. Casa de Colmo (Thatched Cottage)
Qualquer estrutura com um telhado feito de vegetação é considerada "colmado", assim variações deste tipo de construção podem ser encontradas em países tão díspares quanto o Japão e a Inglaterra.
15. Hanok
Hanok é uma casa tradicional coreana. O estilo varia de acordo com a região e a classe social, o que significa que até cabanas pequenas e palácios grandes podem ser considerados hanoks, desde que tenham amplos pisos de madeira e um sistema de aquecimento no chão.
16. Iglu
Construído por populações Inuit na Groenlândia e no Canadá, os iglus feitos de blocos de gelo seguem métodos precisos de construção para garantir a integridade estrutural. Iglus podem ser construídos em vários tamanhos, alguns com muitas salas e que podem abrigar até 20 pessoas.
17. Habitações de favela
Nas favelas brasileiras, as casas construídas com materiais leves e de baixo custo não seguem um código ou estilo específico; em vez disso, muitas das pequenas casas crescem de maneira ad-hoc à medida que as novas gerações entram na família. Leia mais sobre a arquitetura da favela aqui.
18. Izba
A izba, uma casa rural russa tradicional, era geralmente construída com madeira esculpida em uma estrutura semelhante a uma cabana de madeira. Enquanto elementos da izba ainda são comuns em casas rurais russas, apenas os exemplos mais antigos são chamados de izbas.
19. Casas Sears
70.000 casas americanas construídas entre 1908 e 1940 foram encomendadas através dos catálogos da Sears. Todos os materiais necessários para construir uma casa eram entregues ao proprietário, que então contratava um empreiteiro ou montava as partes com seus vizinhos. Os clientes podiam personalizar sua casa com elementos diferentes do catálogo, mas a maioria das casas da Sears foi projetada em estilos revivalistas. Leia mais sobre habitação de catálogo aqui.
20. Mews
Esta coleção de residências, que apresenta casas de dois andares que se abrem para um pequeno beco ou rua de pedestres, é tradicionalmente encontrada na Grã-Bretanha, onde os exemplos datam do século XIV. Normalmente, o piso térreo abriga uma casa de carruagens, enquanto os andares superiores abrigam os alojamentos. Em mews contemporâneos, a maioria dos pisos térreos também foram convertidos em espaços habitacionais. Exemplos de mews também podem ser encontrados fora da Grã-Bretanha, mas o termo é menos comum em outros países.
21. Apartamentos Palito (Toothpick Apartments)
Normalmente encontrados em Hong Kong, estes prédios de apartamentos geralmente abrigam apenas um apartamento por andar. Por sua vez, os edifícios são muito finos, como o nome sugere.
22. Palafitas
Casas de palafitas são estruturas elevadas em uma plataforma elevada sobre um corpo de água. As estruturas ainda são comuns nas regiões da América Central e Oceania, especialmente no nordeste da Nicarágua e Papua Nova Guiné, assim como na Amazônia.
23. Habitação Radburn
Este estilo único de habitação originou-se em Radburn, New Jersey e apresenta casas de costas para a rua e cujas frentes se enfrentam em torno de um pátio comum. O estilo tem sido usado para abrigos públicos no Reino Unido e nos subúrbios da Austrália e do Canadá.
24. Quatro mais um (Four Plus One)
Encontrado em Chicago, o Four Plus One é um bloco habitacional modernista nomeado para seus quatro andares de apartamentos que ficam no primeiro andar com um lobby ou estacionamento.
25. Casa Chattel
Uma casa Chattel é uma casa móvel de madeira. Em Barbados, onde o termo se originou, os proprietários de imóveis geralmente não possuíam a terra em que a casa ficava, de modo que a natureza portátil de suas casas era útil em épocas de disputas entre locatários; o proprietário poderia simplesmente mudar sua casa para um terreno diferente.