Fazer a ponte entre o antigo e o novo nunca é fácil. Os métodos tradicionais de construção, nos quais você costuma ajustar-se à imprevisibilidade de um material natural, parecem contrastar com a precisão mecânica das construções modernas. Sombra Verde - um gazebo de bambu desenvolvido pela AIRLAB e Singapore University of Technology and Design (SUTD) como parte do Urban Design Festival de 2018 - preenche essa lacuna. O tradicional bambu, usado extensivamente em todo o Sudeste Asiático, combina-se com conectores impressos em 3D, utilizando uma série de novas tecnologias. O resultado é uma estrutura icônica e leve no Parque Duxton Plain, em Singapura, que promove o uso do espaço público, abrigando a população tanto do sol intenso quanto da chuva forte.
Por natureza, varas de bambu variam em seção transversal, espessura e dobras. Em resposta a isso, as medições digitais foram vitais para possibilitar essa estrutura. Cada uma das 117 varas foi cortada em comprimento e digitalizadas pela equipe. A informação foi então usada para calcular a capacidade estrutural e, consequentemente, sua posição ideal dentro da estrutura.
Os dados foram usados no projeto e na fabricação das 36 peças de conexão sob medida, e o material PLA foi usado para imprimir em 3D cada elemento individual. Um polímero à base de plantas barato e sustentável, as propriedades da PLA tornam o processo de impressão econômico, enquanto o nó de plástico sem costura aperta a conexão com o bambu, a rotação planejada permitindo que a estrutura atue como uma só.
O pavilhão mede 8,50 x 6,50 metros com uma altura de 3,00 metros e pesa menos de 150 kg. Sua cobertura de policarbonato transparente, verde e celular repousa cuidadosamente sobre a rede de bambus abaixo, que se encontra graciosamente sobre três colunas de tripé invertidas.
Projeto: AirLab, Singapore University of Technology and Design (air.sutd.edu.sg)
Airlab @SUTD: Assistant Professors Felix Raspall e Carlos Bañón in SUTD, e Pesquisador de Doutorado Felix Amtsberg em SUTD-MIT
Localização: Cingapura
Coordenadores: Felix Raspall, Felix Amtsberg, Carlos Bañón
Equipe: Yuxin He, Sourabh Maheshwari, Tay Jenn Chong, Aurelia Chan, Anna Toh Hui Ping, Sihan Wang, Mohit Arora
Patrocinadores: LopeLab, Urban Redevelopment Authority Singapore, Singapore University of Technology and Design, and Center for Digital Manufacturing and Design (DManD)