Convencional, helicoidal, curva, em “U”, tipo marinheiro... são vários os modelos e possibilidades para o projeto de escadas nos projetos, de acordo com as possibilidades de espaço e as intenções projetuais. Mas as escadas Santos Dumont apresenta características peculiares se comparada às demais? Batizada com o nome de seu criador, inventor e pioneiro da aviação brasileira, este modelo configura-se como um “meio-termo” entre a típica escada inclinada e a vertical , de modo que sua inclinação é bem mais acentuada que uma escada convencional e seus degraus apresentam recortes que variam entre a pisada esquerda e direita, permitindo redução de comprimento e economia espacial.
Por conta do desenho alternado, cada degrau apresenta reentrância e por isso, ao projetá-la, se torna indispensável detalhar minuciosamente sua execução. Além de cumprir a função, muitos projetos abusam do formato e criam novos padrões, formas e ainda, tornam-nas multifuncionais, agregando estantes, adegas, gavetas e armários. Também se observa uma gama de materiais: chapa metálica, madeira, tijolos, concreto, entre outros.
Fugindo à regra, são ideais para ambientes com metragem quadrada reduzida e que não tenham grande fluxo de circulação, dado que só pode ser utilizada uma pessoa por vez, com muito cuidado. Além disso, pelo fato de começarmos a pisar nesta com um pé por vez, é imprescindível certificar-se de que ao projetá-la, o primeiro degrau esteja posicionado adequadamente para o início da subida.
Compilamos abaixo, alguns projetos publicados no ArchDaily que utilizam esta solução. Confira:
Doehler / SABO Project
Tower Apartment / Agence SML
Casa Compacta de Karst / dekleva gregorič arhitekti
Low Budget House / Le Atelier
Apartment in Paris / Schemaa
Produtora Artística / Escada Arquitetura
Residência M / SoNo Arhitekti
Casa Madalena / Carlos Castanheira
Apartamento Joaquim Antunes 149 / Metro Arquitetos Associados
Nota: Este artigo foi originalmente publicado em