Durante os meses quentes, os edifícios devem garantir conforto térmico adequado para as pessoas que habitam seus interiores. Os brises ou telas solares são uma solução eficaz nos projetos que contam com grandes superfícies envidraçadas, reduzindo assim as temperaturas geradas pela luz solar direta.
Mergulhamos em nossa biblioteca de obras para coletar 6 projetos na Espanha que utilizam criativamente brises em suas fachadas, apresentando também detalhes dos produtos utilizados para que você possa se inspirar e incorporá-los em seus próprios projetos.
Durante o verão, os diferentes tipos de brises não apenas bloqueiam o excesso de calor proporcionado pelos raios solares, mas também limitam a necessidade de resfriamento do interior do edifício. Por sua vez, durante o inverno, evitam as perdas de calor através das suas áreas envidraçadas, ao mesmo tempo que recebem uma certa percentagem de energia solar, economizando assim no seu aquecimento.
No caso do Hemisfério Norte, recomendam-se sistemas de ripas horizontais - fixas ou móveis - voltadas para o sul; sistemas verticais e horizontais móveis para as fachadas com orientação sudoeste e sudeste; e sistemas verticais de ripas para fachadas com orientação leste e oeste. No Hemisfério Sul, as orientações norte é que recebem sol. Portanto, recomendam-se brises horizontais para o norte e sistemas verticais e horizontais móveis para as fachadas com noroeste ou nordeste.
Parc de Recerca Biomèdica de Barcelona (PRBB) / PINEARQ + Brullet-De Luna Arquitectes
Localizado em Barcelona, na Espanha, o edifício do Parque de Pesquisa Biomédica está localizado em um local de usos mistos e configurações arquitetônicas diversas. Através da sua forma elíptica e seu revestimento de brises de madeira, o edifício destaca-se e integra-se de forma leve ao seu entorno, apesar de seu grande tamanho.
Revise mais detalhes deste modelo de brises.
Campus Universitário e Parque Científico-Tecnológico / CANVAS Arquitectos
Neste caso, os edifícios educacionais e científicos são diferenciados através de diferentes tipos de revestimentos exteriores para suas fachadas. Usando diferentes graus de abertura, seus interiores estão em relação permanente com a paisagem circundante de Linares, variando de acordo com seus níveis e orientações.
Revise mais detalhes deste modelo de brises.
Ampliación del Hospital de Sabadell / Estudi PSP Arquitectura
A expansão do Hospital de Sabadell utiliza brises nas circulações públicas e áreas de espera de seus novos edifícios. Geridos através da domótica, seus brises liberam as vistas para o parque próximo, enquanto controlam a incidência de luz e calor solar nestes recintos.
Revise mais detalhes deste modelo de brises.
Edificio White Angel / Albert Simó Bayona y Eugénia Rodríguez Segarra
Este edifício incorpora brises verticais em seus núcleos de circulação, destacando-os como volumes independentes que se desdobram do primeiro ao último nível do trabalho, projetando-se mesmo ligeiramente acima deles. Seus diferentes elementos individuais variam sua aparência quando instalados em diferentes alturas, tonalidades e orientações.
Revise mais detalhes deste modelo de brises.
Campus Diagonal / Enrique Batlle i Durany y Joan Roig i Durán
As fachadas deste projeto, também localizado em Barcelona, configuram-se em torno de uma grade de nervuras estruturais que se projeta acima das áreas envidraçadas. Os brises são colocados horizontalmente sobre as janelas, gerando interiores de uma luz homogênea agradável que pode ser manuseada de forma automatizada.
Revise mais detalhes deste modelo de brises.
Mercado Central del Carmen / Joaquín Aramburu Maqua
Para o Mercado Central del Carmen, localizado em Huelva, foram escolhidos brises do tipo "quitavista", dispostos horizontalmente. A localização de seus elementos compõe uma fachada multicolorida, para o interior e a rua, permitindo que uma quantidade muito controlada de luz passe ao interior.
Revise mais detalhes deste modelo de brises.
Escola Honoré de Balzac / NBJ architectes
Por fim, destacamos um projeto que utiliza seus brises como um filtro, qualificando e definindo os espaços através de diferentes graus de sombra e luz. Os elementos de grande altura foram dispostos no exterior do projeto, configurando um limite colorido e visualmente permeável.
Revise mais detalhes deste modelo de brises.