Robert Venturi, famoso pós-modernista e ícone da arquitetura americana, faleceu ontem aos 93 anos. Entre os muitos louvores de Venturi vale destacar o Prêmio Pritzker de 1991, sua associação ao American Institute of Architects e como membro honorário do Royal Institute of British Architects. Ele fundou seu escritório em 1964, administrando-o com sua parceira e esposa Denise Scott Brown, de 1967 a 2012. Seu legado continua vivo, uma vez que o escritório segue em prática sob o nome VSBA (Venturi Scott Brown Associates).
Co-autor de Learning From Las Vegas e Complexity and Contradiction in Architecture, Venturi é amplamente reconhecido como um dos mais importantes teóricos pós-modernos do século XX. Por meio do trabalho construído, produção acadêmica e textos escritos, Scott Brown e Venturi ajudaram a desencadear um movimento na arquitetura que rompeu a hegemonia do modernismo que prevaleceu durante grande parte do século XX.
Em uma declaração feita ao Architect's Newspaper, a família Venturi disse:
“Robert Venturi, um dos principais arquitetos do mundo, morreu aos 93 anos. Ele faleceu pacificamente em casa na terça-feira depois de uma doença leve. Uma declaração mais elaborada sobre a vida incrível de Bob será realizada nos próximos dias. Por enquanto, Denise Scott Brown e James Venturi pediram que respeitássemos seus desejos de privacidade no período de luto”.
Venturi nasceu em 25 de junho de 1925 na Filadélfia; a mesma cidade onde ele se graduou arquiteto e urbanista. Foi na Universidade da Pensilvânia que conheceu Scott-Brown, quando ambos lecionavam lá em 1960.
Venturi era um proponente de referências históricas na arquitetura, acreditando que o modernismo havia retirado a identidade (tanto local quanto histórica) do tecido urbano. Ao longo de sua carreira, seu trabalho com o VSBA refletiu esse ponto de vista. A casa Vanna Venturi, por exemplo, é uma referência abstrata e atualizada à tradicional tipologia de casas americanas.
Venturi se aposentou oficialmente em 2012 devido à idade avançada; Scott Brown continua a trabalhar no escritório, que agora está sob a direção de Daniel McCoubrey. Muitas das obras realizadas pelos arquitetos foram recentemente ameaçadas: o destino de seu Museu de Arte Contemporânea em San Diego passou recentemente por uma batalha pública de preservação e sua Casa Abrams em Pittsburgh foi demolida em 1 de agosto deste ano.