A empresa de arquitetura Znera Space, de Dubai, lançou o "The Smog Project", um projeto para limpar o ar de Deli, uma das cidades mais poluídas do mundo. Finalista na categoria de projeto experimental do World Architecture Festival, o "Smog Project" espera abordar a qualidade do ar nocivo de Deli, adicionando uma rede de torres de filtragem em toda a cidade. A capital da Índia tornou-se conhecida pelos níveis de poluição tóxica, pela superlotação e pelo lixo industrial. A proposta de Znera espera limpar ar tornando-o livre de poluição.
Muitos fatores juntaram-se para definir a qualidade do ar em Deli. Resíduos industriais e veículos, queimando diesel e querosene, somam-se à poluição gerada pelas usinas localizadas dentro dos limites da cidade. O nível de poluição é agravado pela queima das culturas agrícolas na região adjacente de Haryana e Punjab. Essa queima exacerbou a crise da poluição e está sendo culpada como a principal razão para a súbita poluição tóxica que envolve a cidade e suas áreas vizinhas. A proposta da rede de torres ajudará a cidade a limpar seu ar e torná-lo respirável novamente.
Utilizando a energia solar como fonte renovável, o projeto foi criado com uma grade hexagonal que segue a malha urbana de Lutyen em Deli. Cada torre de 100 metros é meticulosamente posicionada em um nó-chave da cidade e criaria um volume de ar semi-limpo dentro de dois quilômetros. A torre vertical de limpeza do ar seria conectada por pontes aéreas construídas com células geradoras de hidrogênio para alimentá-las. Znera defende uma abordagem localizada, afirmando que a construção poderia começar com um único distrito para avaliar a taxa de sucesso antes que uma rede maior seja construída.
Projetado especificamente para remover a fumaça e os contaminantes do ar, o projeto usa uma cápsula de filtragem na base e hélices de ar no topo. Os influxos na base da torre sugam o ar que passam por cinco estágios de filtragem - incluindo carvão vegetal ativado, geradores de íons negativos e plasma carregado eletrostaticamente - para capturar partículas transportadas pelo ar. O ar é forçado para cima, onde passa por um filtro foto-catalisador para esterilizar bactérias e vírus, antes de ser lançado na atmosfera. As torres produziriam 3,2 milhões de metros cúbicos de ar limpo por dia.
O "Smog Project" foi concebido como uma provocação e uma declaração para conscientizar sobre o precário problema de saúde na Índia.