A cidade do Rio de Janeiro resguarda um importante e representativo legado de nomes da arquitetura moderna. Affonso Eduardo Reidy é um deles. Natural da Paris, França, foi trazido ainda muito cedo às terras cariocas, onde cresceu sob a modernidade e bossa da cidade maravilhosa. Formado pela Escola Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro em 1930, foi membro do grupo dirigido por Agache para a remodelação do Rio e do grupo de jovens arquitetos que projetaram o edifício do Ministério da Educação, com a colaboração de Le Corbusier, sendo este um dos mestres que o influenciou junto ao notável da chamada Escola Carioca, Oscar Niemeyer.
Diante da representatividade do arquiteto na produção moderna carioca e, sobretudo, brasileira, selecionamos algumas obras amplamente reconhecidas e outras menos citadas. Esperamos que este guia com cinco projetos do arquiteto desperte o interesse tanto para aqueles residentes da cidade como para aqueles que por ela passam esporadicamente, ou que nunca a visitaram, incentivando-os a conhecerem de perto alguns dos projetos de Reidy. Veja a seguir!
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (1967)
Com planta retangular de cento e quarenta metros de extensão por vinte e oito metros de vão, o icônico museu é apoiado por catorze pórticos trapezoidais em concreto armado posicionados a dez metros de distância em eixo e conformados por uma viga superior, dois pilares principais inclinados ao exterior e dois pilares menores inclinados ao interior que formam um “V” com oito metros e meio de comprimento que abraçam todo o edifício.
Endereço: Av. Infante Dom Henrique, 85 - Parque do Flamengo, Rio de Janeiro - RJ, 20021-140.
Conjunto Residencial Prefeito Mendes de Moraes - Pedregulho (1952)
Popularmente conhecido como Pedregulho em característica do morro onde foi implantado, este conjunto residencial de marcante implantação e linhas curvas foi inicialmente concebido para abrigar funcionários públicos da cidade em suas 328 células habitacionais. Funcionalmente projetado a partir dos cânones programáticos da arquitetura corbusiana, atribui seu vocabulário plástico e formal às concepções de Niemeyer. Com vista à baía de Guanabara, os edifícios do conjunto são definidos por volumes de simplicidade formal, de modo que o “paralelepípedo destina-se aos prédios residenciais; o prisma trapezoidal aos edifícios públicos; e as abóbadas, às construções desportivas” [1].
Endereço: Rua Capitão Felix n°50, São Cristóvão.
Residência Carmem Portinho (1950)
Construída em meio à densa vegetação do terreno com mais de nove mil metros quadrados e com acentuado declive, dois volumes são conectados por um pátio interno e uma passarela, sendo o primeiro assentado diretamente sobre o solo enquanto o segundo paira sobre esbeltos pilotis que se mimetizam a vegetação e garantem a vista ao horizonte. Quanto ao programa, o primeiro volume abriga garagem, acesso principal, área de serviço e dormitório de empregada. Já o segundo dispõe sala de estar, estúdio, cozinha e suíte.
Endereço: R. Timboacu, 1255 - Jacarepagua, Rio de Janeiro - RJ, 22745-170.
Conjunto Habitacional Marquês de São Vicente (1952)
Popularmente conhecido como minhocão da Gávea pela longa e curva extensão linear, o edifício com 328 células habitacionais construídas das 748 propostas a priori, foi projetado especialmente para substituição de uma favela que compunha a área original. O projeto ainda previa uma creche, escola primária e secundária, playground, mercado, lavanderia, posto de saúde, igreja, teatro, campos de esportes, administração e um departamento de serviço social, mas, somente as lavanderias e o posto de saúde foram efetivamente materializados. O projeto original sofreu uma série de interferências, entre elas, e talvez a de maior relevância, a construção do Túnel Zuzu Angel e da autoestrada a priori não previstos, impactando significativamente no desenho da cidade e que mesmo diante de intensos embates, foi oficialmente construída, afetando o térreo do edifício.
Endereço: Av. Padre Leonel Franca, 261 - Gávea, Rio de Janeiro - RJ, 22451-000.
Teatro Armando Gonzaga (1954)
Com 278 lugares, jardins de Roberto Burle Marx e painéis laterais de Paulo Werneck, o teatro se reafirma como um importante instrumento cultural no tecido urbano da cidade. O edifício foi tombado em 1989 e passou por uma reforma em 1996 melhorando sua eficiência e conforto.
Endereço: Av. Gen. Osvaldo Cordeiro de Farias, 511 - Mal. Hermes, Rio de Janeiro - RJ, 21610-480.
Nota:
[1] FRACALOSSI, Igor.
Referências Bibliográficas:
FAGUNDES, Angela C.; LIMA, Raquel. Minhocão da Gávea. 4º Seminário Ibero-Americano - Arquitetura e Documentação (2015).
FRACALOSSI, Igor. Clássicos da Arquitetura: Conjunto Residencial Prefeito Mendes de Moraes (Pedregulho) / Affonso Eduardo Reidy. Disponível em ArchDaily Brasil. Acesso em 15 out 2018.
GUERRA, Abílio; RIBEIRO, Alessandro José Castroviejo. Casas brasileiras do século XX. Disponível em Vitrúvius. Acesso em 15 out 2018.
MIGLIANI, Audrey. Clássicos da Arquitetura: Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro / Affonso Eduardo Reidy. Disponível em ArchDaily Brasil. Acesso em 15 out 2018.