O estúdio sueco Urban Nouveau criou um plano para salvar a ponte Gamla Lidingöbron, em Estocolmo, transformando-a em um parque linear com habitações. Construída na década de 1920, a ponte ferroviária e pedonal possui uma estrutura treliçada de aço em forma de arco que poderá abrigar 50 novos apartamentos e um parque linear. Enquanto o conselho local faz planos para demolir a ponte de Lidingö, o Urban Nouveau lançou uma petição com o objetivo de salvar a ponte e reutilizá-la em função da vida urbana.
Como um conector entre Estocolmo e a ilha de Lidingö, o projeto incluiria transformar parte da ponte existente em um parque de pedestres e criar 50 apartamentos voltados para o oeste dentro da sua estrutura. Os apartamentos possuem espaços de pé-direito duplo e fachadas envidraçadas em ambos os lados. O Urban Nouveau acredita que a venda dos apartamentos financiaria a restauração da ponte existente. Com um espírito semelhante ao do High Line de Manhattan, a proposta criaria uma conexão pedonal social e ecológica, ao mesmo tempo em que resolvia o transporte público e as ciclovias.
Como Urban Nouveau afirma: "Quando vivemos em Estocolmo, nossa rota para trabalhar e estudar nos leva até a ponte todos os dias. Passeamos pela ponte mais de 500 vezes por ano e nos apaixonamos por seu impressionante arco de aço, sua tranquila localização à beira d'água e belas vistas para o oeste. Nosso amor e compreensão arquitetônica da ponte Lidingö nos inspirou a propor uma proposta para salvá-la da demolição".
Os planos da prefeitura visam começar a construir uma nova ponte em 2019 e demolir Lidingö em 2022. Urban Nouveau espera que sua petição e maior atenção da mídia criem uma discussão mais ampla sobre a restauração da ponte e o futuro de Estocolmo. Eles argumentam que a ponte contém memória pública que não deve ser apagada, já que seu plano de reaproveitar a estrutura permitiria que ela assumisse uma nova vida como símbolo de Estocolmo.
Desenvolvedor de projetos: Urban Nouveau
Parceiros Responsáveis: Filipe Balestra, Sara Göransson
Arquitetura Ponte: Urban Nouveau – Filipe Balestra e Sara Göransson com Takuma Tsuji, Justin Paul Ware, Rémy Turquin, Martinho Pita, João Albuquerque, Stephanie Edwards, David Relan, Karina Vissonova, João Esteves, Kathrine Rasmussen, Kristina Bramstorp, Sophie Mønster Nykjær, Guilherme Pinto, Tiago Lucena, Carolina Cantante, Marie-Louise Hellgren
Design Ponte: Balmond & Adão – António Adão da Fonseca, Cecil Balmond, Renato Bastos, Tiago Alves
Construtora: SERNEKE – Fredrik Jonsson, CEO Engenharia Civil e Victor Julin, responsável pelas aquisições
Consultoria anti-incêndio e outros riscos: Brandskyddslaget – Staffan Bengtsson, Erik Midholm
Consultoria Acessibilidade: Elena Siré
Consultoria Meio-Ambiente: Iterio – Pernilla Troberg
Respaldo Legal: Eversheds-Sutherland – Tord Svensson, Johan Kennemyr