O Comitê de Design do Instituto Americano de Arquitetos está realizando sua primeira conferência na América do Sul esta semana em Santiago e Valparaíso, Chile. Começando no dia 20 de outubro e terminando no dia 27, a conferência é organizada pela Fundação Copperbridge em colaboração com o Constructo Chileno e o Massantiago. A conferência do CoD terá enfoque na arquitetura contemporânea e no tecido urbano de cada cidade e possui em sua programação passeios, apresentações e exposições com instituições chilenas.
Como introdução a Santiago, os participantes da conferência poderão explorar a arquitetura herdada do período colonial e os arquitetos contemporâneos. O presidente Carl Elefante nomeou o tema para o AIA este ano como "Blueprint for Better Cities", que será o foco central da conferência.
O Museu Chileno de Arte Pré-Colombiana, o Mosteiro Beneditino, a Escola de Arquitetura da Pontifícia Universidade Católica do Chile, a CEPAL, o GAM e o Centro Torre de Costanera serão alguns dos espaços onde os arquitetos e designers da conferência poderão interagir com arquitetos e urbanistas chilenos. Os passeios também incluirão apresentações de projetos, conferências e exposições projetadas para criar um diálogo aberto entre participantes e anfitriões.
Os arquitetos terão a chance de conhecer o Hotel e Vinícola VIK, passando por Valparaíso, na costa oeste, onde poderão mergulhar nos segredos arquitetônicos da cidade portuária, nomeados como Patrimônio Mundial da UNESCO. A Conferência é uma oportunidade para fortalecer os laços profissionais e produzir novos entendimentos arquitetônicos. A conferência pretende gerar conexões na América do Sul e introduzir profissionais na história e na arquitetura do Chile.