Uma equipe de cinco estudantes de mestrado em arquitetura da Universidade de Hartford ganharam recentemente a competição Dream Green, patrocinada pelo Connecticut Institute for Resilience and Climate Adaptation e pelo Escritório de Sustentabilidade da Prefeitura de Hartford. O concurso solicitou propostas para melhorar a cidade através de projetos “pop-up” que transformem espaços urbanos subutilizados, ao mesmo tempo em que destacam a infraestrutura verde e o projeto sustentável.
A submissão dos projetos vencedores dos alunos de Mestrado da Hartford propõe um novo pocket park intitulado “5 Corners”, que contará com estruturas interativas para promover o aprendizado, a socialização e a participação em um terreno subutilizado em North Hartford. O terreno do 5 Corners fica ao lado da Fábrica Swift, que está sendo reconstruída pela Community Solutions para trazer os empregos necessários de volta ao bairro. No entanto, mesmo com a nova construção, estão previstas modificações limitadas no local para o lote de esquina, exceto para uma vala biológica ao longo do lado norte do local e adjacente ao edifício da fábrica. O projeto do MArch busca aprimorar a noção de “Live, Work, Play” (moradia, trabalho e lazer) na vizinhança, desenvolvendo formalmente o terreno em um centro social e de lazer para a comunidade.
O 5 Corners Park fornecerá inúmeras atividades no bairro predominantemente residencial, informando os moradores sobre os avanços na infraestrutura ecológica da cidade, incluindo a vala biológica local. Utilizando principalmente materiais recuperados e doados, os voluntários da vizinhança ajudarão a construir um quiosque de informações, uma horta comunitária, uma estrutura de brincadeiras e um banco de leitura completo com uma pequena biblioteca comunitária. A equipe de projeto planeja engajar grupos comunitários no próximo ano para otimizar o conteúdo interativo do parque e atender as necessidades dos moradores de todas as idades do bairro.
Para implementar o projeto, os alunos de pós-graduação, juntamente com o Departamento de Projeto, liderado por estudantes do Departamento de Arquitetura, engajarão os membros da comunidade através de uma série de charretes comunitárias (metodologia de planejamento multidisciplinar) para desenvolver o projeto através de oficinas de construção voluntária. A cidade contribuirá com fundos para a construção do parque, e o grupo Freedom by Design buscará um financiamento adicional para a construção por meio de vários subsídios.
Os membros vencedores da equipe de estudantes de projeto são os alunos Nabila Ahmed, Brian Gonzalez, Alexis Hoff, Katie Scanlon e Patrick Spichal, do segundo ano. Seu projeto foi gerado como parte de um curso da disciplina em estúdio de projeto ministrado pelo Professor Associado Seth Holmes. O projeto de 4 semanas proporcionou uma oportunidade para que os estudantes de pós-graduação explorarem o trabalho em uma equipe de projeto integrativa usando métodos de projeto interativos e analíticos baseados em observações local e requisitos de projeto do mundo real. Além disso, vários alunos de graduação do Programa de Bacharelado em Ciências de Projeto Arquitetônico + Tecnologia participaram do projeto durante uma charrette de projeto de uma hora durante o curso de Planejamento Local do instrutor Terri Hahn.
O programa de Mestrado em Arquitetura da Universidade de Hartford enfoca seu currículo profissional de dois anos em sustentabilidade ambiental e social urbana por meio de ofertas de cursos, projetos de estúdio de projeto, pesquisa e divulgação na comunidade. Os projetos engajados pela comunidade do programa e os estúdios de projeto de viagens abordam desafios de projeto urbano em bairros locais (Hartford), centros regionais (Nova York, Boston, Montreal) e destinos internacionais (Peru, Itália, Cuba). Este programa de ensino econômico fornece aos alunos um diploma profissional credenciado com base em uma pedagogia que considera universalmente pessoas, lugar e processo. O projeto 5 Corners é um testemunho de como os alunos da Universidade de Hartford podem trabalhar juntos para melhorar o ambiente construído por meio de um processo de projeto mais holístico e socialmente engajado.
Os futuros alunos interessados no programa de Mestrado em Arquitetura da Universidade de Hartford devem se informar aqui.