O escritório dinamarquês 3XN revelou o projeto para o Mercado de Peixes de Sydney após anunciar a contratação em junho. O projeto, que deve começar a ser construído em 2019, combina o programa tradicional do mercado com características contemporâneas e tem como objetivo estabelecer uma forte conexão pública com a orla de Blackwattle Bay.
O projeto do 3XN é contemporâneo no arquétipo do mercado; o espaço grande e semi-aberto é preenchido por fileiras de barracas de fornecedores. Manter essa atmosfera livre e em escala humana era o foco principal do projeto. A forma ondulada do telhado preserva a essência desta tipologia e cria um ícone moderno para a orla.
Embora os mercados sejam tradicionalmente conhecidos como espaços abertos, os mercados de peixe são frequentemente fechados ao público, devido aos riscos para a saúde impostos pelas máquinas e processos. Em vez de seguir este módulo, no entanto, o design do 3XN fornece uma forte conexão visual com as funções internas, permitindo a participação indireta do público no programa da edificação.
Um grande pátio conecta a praça no nível do solo ao mercado público, permitindo que os visitantes mergulhem na estrutura enquanto atravessam a nova rota pública da orla. Ele também serve como espaço de encontro e destina-se a receber vários eventos. Praças públicas em cada extremidade do mercado também fornecem espaço adicional para lazer e entretenimento e serão complementadas com vegetação de zonas úmidas para filtrar a água da chuva e águas cinzas da edificação.
O projeto para o mercado também impulsiona estratégias sustentáveis combinando sistemas de coleta de água da chuva e reciclagem de água cinza, biofiltração e filtragem mecânica. Os sistemas de resíduos também priorizam as melhores práticas de reciclagem para reduzir o desperdício desnecessário. “Sustentabilidade ambiental e social são partes essenciais e inseparáveis do desenho”, explica Kim Herforth Nielsen, fundador da 3XN. “O telhado, as formas paisagísticas, a atmosfera aberta, as vegetações e os materiais que caracterizam a experiência do projeto são exemplos dessa união. Ao longo do desenvolvimento do novo conceito e design do mercado, utilidade pública e sustentabilidade ambiental formaram o núcleo de nossos processos de tomada de decisão”.
O projeto do 3XN foi selecionado dentre mais de 60 estúdios de arquitetura internacionais. A construção deve começar em meados de 2019 e deve ser concluída em 2020.
Notícias via: 3XN