Habitar residências projetadas por consagrados nomes da arquitetura moderna é um sonho almejado por muitos, mas, porventura, nem sempre o desejo é passível de ser realizado. Por isso, muitos se deparam com a possibilidade de alugar ou adquirir apartamentos em edifícios icônicos e experimentam viver nas células especialmente concebidas por estes arquitetos.
No caso dos edifícios desenhados por Oscar Niemeyer, fluidez e flexibilidade talvez sejam palavras-chaves que melhor expressem a planta e soluções tipológicas criadas.
Na tentativa de reunir exemplares de apartamentos concebidos pelo mestre e reformados lideradas por jovens arquitetos contemporâneos, estes quatro projetos revelam a reinterpretação da planta aos novos moradores. Confira a seguir:
Apartamento no Copan / Felipe Hess & Renata Pedrosa
“O projeto consiste na transformação de um apartamento de 140 metros quadrados com a divisão original (três quartos, sala, cozinha, lavanderia) em um loft contemporâneo e fluido com espaços abertos e comunicados. O apartamento no Edifício Copan, obra-prima de Oscar Niemeyer e cartão-postal da cidade de São Paulo foi completamente demolido restando apenas colunas e shafts que determinaram a nova divisão do apartamento.”
Apartamento Copan / Sabiá Arquitetos
“Projeto de arquitetura e mobiliário para reforma de apartamento no edifício Copan, projeto de Oscar Niemeyer inaugurado em 1966, na zona central da cidade de São Paulo. O apartamento situado no bloco D do edifício se encontrava em boas condições, em grande parte mantendo os elementos originais da construção. Portanto a solicitação dos proprietários foi uma reforma pontual das áreas molhadas, sem intervir nas áreas de dormitório e sala de estar. Apesar de ser uma das tipologias que possuem abertura para as duas fachadas, a planta original deixava visível a hierarquia entre frente / área social e fundos / área de serviços. O projeto de reforma buscou desmontar essa hierarquia, transformando essa área de serviços, uma varanda com enorme potencial, porém pouco utilizada, em um ambiente protagonista do apartamento”.
Apartamento Copan / SuperLimão Studio
“Localizado no 11º andar do Edifício Copan, o apartamento assinado pelo SuperLimão Studio tinha como premissa integrar os ambientes. O desafio foi criar vãos no projeto, já que a estrutura existente não permitia transformar o apartamento em um loft. A solução foi abrir ao máximo os vãos entre as paredes estruturais. A circulação ganhou fluidez, aumentou a ventilação cruzada e a iluminação que entra pelos dois lados do edifício”.
Apartamento P.R. / pianca+urano
“Projeto de arquitetura e mobiliário para reforma de apartamento no edifício Eiffel, projeto de Oscar Niemeyer e Carlos Lemos inaugurado em 1956, na zona central da cidade de São Paulo. O apartamento reformado encontrava-se bastante descaracterizado materialmente, mantendo como elementos originais apenas o taco na áreas íntimas e o granilite da escada interna.”