O escritório Snøhetta criou uma série de cabines de acolhimento de madeira para os maiores hospitais da Noruega. Localizados na floresta, os abrigos foram desenvolvidos para a Fundação Friluftssykehuset. Projetados para tornar a hospitalização mais fácil para os pacientes e suas famílias, os retiros ao ar livre oferecem uma pausa física e psicológica dos tratamentos e do isolamento que podem acompanhar a hospitalização a longo prazo.
Localizado próximo ao riacho Sognsvann, o abrigo fica a apenas cem metros da entrada do maior hospital da Noruega, o Hospital Universitário de Oslo, Rikshospitalet. O seu edifício irmão situa-se na floresta caducifólia próxima ao Sørlandet Hospital Kristiansand, no sul da Noruega, entre carvalhos e bétulas, com vista para o lago. Originalmente desenvolvido em colaboração com o Departamento de Psicossomática e Psiquiatria Infantil no Hospital Universitário de Oslo, o "Retiro de Cuidados ao Ar Livre" oferece um espaço pacífico onde os visitantes podem se beneficiar das qualidades terapêuticas da natureza.
"A natureza proporciona alegria espontânea e ajuda os pacientes a relaxarem. Estar em um ambiente natural traz consigo uma calma renovada que eles podem levar para o hospital. Nesse sentido, o "Retiro de Cuidados ao Ar Livre" ajuda a motivar os pacientes a passarem pelo tratamento e contribuir para lidarem melhor com as doenças", afirma o psicólogo infantil Maren Østvold Lindheim no Hospital da Universidade de Oslo, um dos iniciadores do projeto. O espaço pode ser usado para tratamento e contemplação e para passar tempo com parentes e amigos longe dos corredores do hospital.