O zinco é um elemento natural extraído do minério. É a sigla ZN, que aparece na temida Tabela Periódica, aquela que tanto nos atormentava nas aulas de química. Através de um processo metalúrgico para a queima das impurezas, a redução do óxido de zinco e o refino, ele assume uma aparência muito mais amigável, que são as chapas, bobinas e rolos utilizados na construção civil. A principal característica deste material é sua maleabilidade, que permite que seja trabalhado facilmente, permitindo revestir complexas formas em fachadas e coberturas das construções.
Outra qualidade interessante do zinco é ser naturalmente resistente à corrosão. Entre 6 meses e 2 anos após a instalação, dependendo do clima, da exposição da construção e da agressividade da atmosfera, ele desenvolve camada natural chamada pátina (com um tom cinzento claro), que lhe confere uma enorme longevidade, de até 120 anos dependendo dos mesmos fatores acima. O interessante é que, para além do longo ciclo de vida, o zinco não necessita de nenhuma manutenção especial. Com efeito, ele permanece desenvolvendo uma camada protetora ao longo da sua vida, o que permite corrigir eventuais imperfeições ou riscos. Outra qualidade interessante é que 100% dos produtos em zinco laminado ou trabalhado são recicláveis no fim do seu ciclo de vida e sua fabricação consome pouca energia comparativamente com outros metais utilizados na construção de edifícios.
Veja, abaixo, alguns projetos que utilizam o Zinco nas suas fachadas e coberturas e observe todas as possibilidades do material: