Nosso parceiro Vidrio Andino compartilhou conosco informações valiosas relacionadas ao mundo do vidro, o que pode nos ajudar a entender melhor como o material funciona e nos orienta na escolha do vidro certo para o nosso projeto de arquitetura.
De A a Z, verifique abaixo por que devemos evitar o choque térmico, o que é o fator solar ou exatamente o que queremos dizer quando falamos de vidro temperado.
Absorção de energia (AE)
Percentagem de energia absorvida pelo vidro, que produz o seu aquecimento. Permite determinar o risco de quebra por choque térmico e avaliar a necessidade de temperar o vidro.
Coeficiente de sombra
Coeficiente usado para medir o desempenho térmico de um vidro, indicando quão bem isolado (e sombreado) o interior é quando o painel ou a janela está exposto à luz solar direta. O coeficiente de sombra é obtido pela divisão do fator solar g 0,87 e é expresso como um número entre 0 e 1. Por exemplo, no caso de um vidro transparente de 3 mm de espessura, o coeficiente de sombra é igual a 1. Quanto menor o coeficiente de sombra de uma janela, menor o calor solar que ela transmite e maior sua capacidade de sombreamento.
Camada pirolítica
Camada obtida por pulverização de uma série de compostos metálicos a alta temperatura no vidro para dar-lhe propriedades energeticamente eficientes.
Revestimento a vácuo (ou tampa magnetron)
Camada depositada no vidro pela projeção de metais ou compostos metálicos em uma câmara de vácuo.
Choque térmico
É uma diferença significativa na temperatura entre duas áreas perto de um vidro, o que pode causar sua quebra. O uso de vidro temperado ou termoestável reduz esse risco.
Ofuscamento
Diminuição temporária da visão devido à intensidade da luz que passa através do vidro, direta ou indiretamente. Pode ser evitado de acordo com a escolha do vidro ou usando telas solares, filmes de proteção ou outros filtros.
Emissividade
A quantidade de radiação térmica (ou calor) emitida por uma superfície. Quanto mais baixa a emissividade de um vidro (low-e), menor a sua transmitância térmica e, portanto, maior sua capacidade de manter o calor dentro do espaço.
Fator Solar G
Fração da radiação solar incidente que entra em um lugar e é transmitida através do vidro (reedição + energia de transmissão do vidro ao local). É uma característica essencial da cobertura de vidro com controle solar.
Índice de redução do som
Este índice indica as características acústicas de uma parede; a diferença entre o nível de som que é sentido em cada parede lateral para um espectro de ruído padrão (por exemplo, ruído de tráfego).
Magnetrón
Processo offline para a deposição de uma camada de controle solar no vidro.
Pirólise
Processo on-line no qual uma camada de controle solar é adicionada ao vidro no final de seu processo de fabricação.
PVB (butiral de polivinil)
Plástico de alta resistência utilizado para unir dois vidros, conferindo-lhes propriedades de segurança, atenuação do ruído e ajudando a minimizar a passagem dos raios UV.
Reflexão energética (Re)
Porcentagem de energia, proveniente de toda a radiação solar refletida pelo cristal.
Reflexão luminosa (Rl)
Porcentagem de luz visível, proveniente da radiação solar refletida pelo vidro.
SECURIT (temperado)
Vidro reforçado por tratamento térmico.
Transmissão luminosa Tl
Porcentagem do fluxo luminoso transmitido diretamente pelo vidro.
Transmissão UV
Percentagem de raios UV (ultravioleta) transmitidos diretamente através do vidro.
Transmissão de energia Te
Porcentagem do fluxo de energia solar transmitida diretamente pelo vidro.
Valor U (antigo valor k)
O valor U é o fluxo de calor através de uma parede quando se considera uma superfície de 1 m2. É a característica que define as características de isolamento térmico de vidros duplos. Veja como calculá-lo aqui.
Vidro float
Vidro obtido através de "flotação" (onde o vidro fundido "flutua" sobre um banho de estanho fundido).
Vidro termicamente temperado
Vidro submetido a tratamento térmico em forno de endurecimento. Este processo melhora consideravelmente sua resistência mecânica e sua resistência ao choque térmico. Sua fragmentação específica permite este aspecto do vidro como um produto de segurança em inúmeras aplicações.
Vidro impresso
Vidro plano translúcido, obtido rolando entre dois rolos, nos quais um padrão de relevo é impresso em um ou ambos os lados.