Aula aberta sobre o arquiteto Paulo Mendes da Rocha e o Pavilhão do Brasil na Expo’70 Osaka, como parte da exposição “Arquitetura de Exceção – O Pavilhão do Brasil na Expo’70 Osaka”. Os curadores da exposição, José Paulo Gouvêa, Alexandre Benoit convidam o professor da FAUUSP, Guilherme Wisnik e Daniele Pisani, professor do Politécnico di Milano e autor do livro “Paulo Mendes da Rocha: Obra Completa” (Gustavo Gili, 2002).
Guilherme Wisnik é professor, crítico, curador. Professor Doutor na FAUUSP em regime de Dedicação Integral junto aos cursos de graduação e pós-graduação desde 2014, atua em programas de Cultura e Extensão Universitárias nas áreas de cultura, arquitetura, urbanismo, design e artes visuais. Colider do grupo de pesquisa Arquitetura, arte e cidade contemporânea: projetos e obras, diálogos, fricções. Foi Curador-Geral da 10a Bienal de Arquitetura de São Paulo (IAB/SP, 2013). Autor dos livros Lucio Costa (Cosac Naify, 2001), Caetano Veloso (Publifolha, 2005), Estado crítico: à deriva nas cidades (Publifolha, 2009)
Daniele Pisani possui graduação em Arquitetura na Università IUAV di Venezia (2000) e doutorado em História de Arquitetura e Urbanismo na Università IUAV di Venezia (2006). Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Historia de Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: a arquitetura brasileira do século XX, e a obra de Paulo Mendes da Rocha em particular; a arquitetura alemã e austríaca na decada de 1920 e de 1930, e a obra de Ludwig Wittgenstein em particular; a produção crítica de Siegfried Kracauer.
Via Escola da Cidade