Quando pensamos em concreto, a cor cinza geralmente nos vem à cabeça. O traço tradicional do concreto, que leva cimento, brita, areia e água pode apresentar variações por conta dos seus elementos compositivos, mas sempre varia entre o cinza claro e o escuro. No entanto, um recurso que vem sendo cada vez mais utilizado é o de agregar pigmentos a essa mistura, para se alcançar cores variadas na aparência final da obra, já que tornam todo o concreto, por dentro e por fora, colorido. Essas tonalidades decorrem da adição de óxidos: as cores amarelo, vermelho e suas derivações (marrons) são obtidas com a adição do óxido de ferro, enquanto que o óxido de cromo e de cobalto criam o efeito de cor verde e azul, respectivamente. Para o concreto preto, geralmente inclui-se óxido de ferro preto e óxido de carbono, combinados com cimento pozolânico .
Pigmentar o concreto pode ir além da função estética. Pode funcionar para evidenciar um volume, mesclar a edificação ao entorno, ou mesmo referenciar-se a uma intenção projetual. Veja, abaixo, uma seleção de projetos que utilizam o concreto pigmentado, e observe suas possibilidades:
Concreto preto
Residência Montagnola / Attilio Panzeri & Partners
Nessa residência, o arquiteto buscou um contraste marcante entre o exterior escuro, as esquadrias em madeira e o interior completamente branco.
Textilmacher / tillicharchitektur
"A superfície fosca em concreto pigmentado com antracito responde ao seu entorno. Dependendo da estação, hora do dia, clima e incidência de luz, a fachada muda constantemente de caráter."
Casa L23 / Pitagoras Group
"O concreto aparente pigmentado define o volume estrutural. Para revestir alguns painéis da fachada foi escolhido o zinco antracito."
Concreto vermelho
Casa Terra / Bernardes Arquitetura
"A Casa Terra surge da intercalação de muros paralelos feitos de concreto pigmentado perpendiculares à galeria de circulação central. A articulação entre estes componentes gera espaços que, ora delimitam funções residenciais, ora criam pátios que se abrem ao jardim principal."
Museum Tonofenfabrik Lahr / Heneghan Peng Architects
Neste caso, o concreto pigmentado de vermelho mimetiza-se à edificação histórica original.
Center for Interpretation of The Battle of Atoleiros / Gonçalo Byrne Arquitectos + Oficina Ideias em Linha
"O corpo do edifício lembra a tatilidade da tradicional construção medieval, apresentando superfícies rugosas e texturizadas, alcançadas pelo uso de concreto pigmentado com expressão bruta e irregular, muito próximo das texturas primais obtidas pela mão humana."
Curno Public Library and Auditorium / Archea Associati
"Através de vários testes de laboratório e várias amostras, optou-se por um concreto colorido com uma “mescla” entre pigmentos naturais de óxido de ferro e com a adição de lubrificantes para tornar o concreto trabalhável de acordo com as conformações dos moldes."
Casa Boaçava / Una Arquitetos
"O muro de concreto que apóia a construção superior divide o sítio longitudinalmente, dando independência às áreas de serviço. Essa peça foi pigmentada com óxido de ferro. A presença deste material se amplia a partir das reflexões da luz, e acompanha a transição entre áreas externas e internas."
Casa Pael / Pezo von Ellrichshausen
O concreto pigmentado foi feito em camada, de forma que a camada superior se derramasse sobre a camada anterior. ”É a casa chorona”, disse um carpinteiro, enquanto envernizava as placas do mobiliário, ”talvez a única maneira de evitar o envelhecimento é nascer velho”.
A Rosa de Vierschach / Pedevilla Architects
"A cor vermelha enfatiza a originalidade da nova estação de bombeiros. Todas as superfícies foram construídas com concreto pigmentado para destacar o caráter monolítico do edifício. As dimensões do volume permanecem reconhecíveis do lado externo, quase amplificando a aparência massiva da estrutura."
Casa das Histórias Paula Rego / Eduardo Souto de Moura
A edificação pode ser imediatamente reconhecida graças às suas duas torres em forma de pirâmide e ao concreto vermelho usado em sua construção.
Biblioteca de Ciencias, Ingenieria y Arquitectura PUCP / Llosa Cortegana Arquitectos
"Sua materialidade responde à natureza da praça, às suas condições exógenas, seu volume é perfurado de tal maneira que constrói olhares e controla o sol."
Galería Solar S. Roque / Manuel Maia Gomes
O edifício é uma passagem entre duas edificações. Através do concreto pigmentado em vermelho, ele ao mesmo tempo se mescla e se destaca dos volumes anteriores.
House in Red Concrete / Sanden+Hodnekvam Architects
"Todas as fachadas, tanto expostas como as subterrâneas, são feitas de concreto isolado (Cellcrete) com uma camada externa de 50 mm em concreto pigmentado. O óxido de ferro é adicionado à mistura de concreto para criar uma cor vermelha distinta. As lajes são expostas no teto para tornar a estrutura legível."
Concreto amarelo
Hornitos Hotel / Gonzalo Mardones V Arquitectos
"Cada volume foi feito de concreto armado pigmentado com as cores do deserto intensificando a intenção de mimesis para tentar passar despercebido."
2 Houses in Lerin / azpilicueta arquitectura y paisaje
O concreto pigmentado de amarelo busca que a construção se mescle com as edificações locais, construídas em adobe.
Centro Cultural Comunitário Teotitlán del Valle / PRODUCTORA
"O Centro Cultural utiliza uma paleta mínima de materiais de elaboração local (concreto pigmentado, madeira, telhas de barro e tijolos) para integrar-se com o entorno."
Museu Cais do Sertão / Brasil Arquitetura
"O concreto pigmentado amarelo ocre representa a cor quente do solo do agreste brasileiro."
Museu do Rio e Aquário de Água Doce de Karlovac / 3LHD
"O concreto utilizado na fachada é pigmentado e produzido por um método in-loco no pátio de obras; um tipo e tamanhos especiais de granulação foram selecionados para se alcançar o efeito desejado - para fazer a cor da fachada parecer com a cor do solo."
Concreto azul
Bautista House / PRODUCTORA
Geralmente os pigmentos azuis para concreto são realizados a partir de uma mistura de Óxidos de ferro, cromo e cobalto. Nesta casa no México, "Todo o projeto foi construído em concreto com uma cor azul orgânica, que reage de acordo com sua exposição ao sol e sua posição na casa, gerando uma gama variável de tons desde o azul do mar até o rosa do pôr-do-sol."
Publicado originalmente em 18/02/2019, atualizado em 17/02/2021