Em todo projeto arquitetônico de sucesso, é essencial fornecer aos usuários um espaço confortável ao ar livre. Em qualquer época do ano, estruturas modulares de sombra podem criar espaços que protegem do vento, poeira, sol, chuva, neve e ruídos de uma forma leve, flexível e esteticamente agradável.
Com isso em mente, o que devemos procurar ao escolher estruturas de sombra para espaços ao ar livre? Abaixo, fornecemos as principais recomendações da Superior Recreational Products.
1. As estruturas devem resistir efetivamente às intempéries
Uma boa estrutura deve permitir que os usuários aproveitem o ar livre em todas as condições climáticas: resistindo a rajadas de vento e chuvas, operando como uma barreira contra poeira, amortecendo o ruído e incluindo proteção UV. Por exemplo, alguns tipos de estruturas podem suportar rajadas de vento de até 240 quilômetros por hora.
Tecidos impermeáveis, tecidos de polietileno de alta densidade com proteção UV, estruturas de aço perimetrais, elementos de aço inoxidável e acessórios funcionam muito bem para alcançar esses efeitos. A cor escolhida também pode influenciar o nível de proteção contra os raios UV nocivos.
2. Elas devem maximizar o uso do espaço de acordo com os pontos de apoio, a forma e o tamanho da estrutura de sombra.
Existem várias opções que nos permitem sombrear o exterior sem dificultar ou restringir o espaço útil. Sombreiros de formato quadrado, retangular, hexagonal ou octogonal - todos com um único ponto de apoio - podem efetivamente cobrir grandes áreas unindo diferentes unidades e distanciando seus pilares.
As estruturas com balanço, por outro lado, são içadas através de dois pontos de apoio e voam sobre o espaço de modo a não interromper as atividades que acontecem abaixo. Eles funcionam muito bem em passarelas, assentos de ônibus, arquibancadas e estacionamentos.
3. Escolha estruturas flexíveis
Se o seu espaço exterior foi concebido para ser utilizado em várias funções, recomendamos que seja escolhido um sombreamento móvel fácil de abrir e fechar. As estruturas de sombreamento tipo guarda-chuva podem ser rapidamente abertas e retraídas, e algumas incluem a opção de pivotar 360 graus, orientando a sombra quando e onde for necessário.
4. Se a sua sombra inclui tecidos, preste especial atenção à sua qualidade
O tecido de uma estrutura de sombra é fundamental - além de determinar a estética geral do espaço, sua superfície recebe diretamente o impacto das intempéries. Tecidos feitos de malha Raschel são resistentes ao desbotamento, abrasão, podridão, encolhimento e desfiamentos. Além disso, o tecido respira, permitindo que o ar quente suba e escape, criando um ambiente mais agradável
5. A altura da sua estrutura de sombra pode mudar completamente a atmosfera do espaço
A altura do telhado ou beirais é essencial ao determinar o caráter do espaço ao ar livre. Uma altura mais baixa pode conformar um espaço mais íntimo e abrigado, enquanto uma maior proporciona um ambiente mais aberto e formal. Embora exista uma grande variedade de alturas de estruturas de sombra, a mais comum é entre 2,10 e 3,60 metros.
6. Crie espaços dinâmicos e excepcionais com estruturas tensionadas
Com formas triangulares, hiperbólicas, hexagonais e quadradas, estruturas tensionadas, que se assemelham a velas, podem ser agrupadas para formar espaços dinâmicos e divertidos, misturando cores diferentes e variando em alturas e arranjos.