A nova loja da Nike em Nova Iorque, localizada na Quinta Avenida, talvez seja a coisa mais próxima de um templo na era digital em que vivemos. Com mais de seis mil metros quadrados, ela atrai o olhar e simbolicamente supera os arranha-céus em meio aos quais se insere. A fachada é composta por painéis de vidro ondulado que geram um interessante jogo de reflexos e sombras visto tanto dentro quanto externamente. Não há ritual ou tradição, como nos templos da antiguidade, mas os aficionados pelos tênis da marca sente que finalmente encontraram o paraíso na terra.
O edifício de seis pavimentos, projetado pela própria Nike em colaboração com o Rockwell Group, a Mode Lab, a CallisonRTKL e a Heintges Consulting Architects & Engineers, condensa muitas atividades em um espaço já bastante grande. Os três primeiros andares são divididos de maneira convencional entre artigos masculinos, femininos e infantis; tudo está disposto em uma grade que permite que os funcionários alterem organização espacial a qualquer momento. É tudo bastante comum para projetos comerciais (embora significativamente maior e com um orçamento elevado); um andar acima, o "Sneaker Lab" se apoia em elementos de design muito atrativos para atrair a clientela. O espaço todo branco e cromado exalta o amor pelos calçados, fazendo destes verdadeiros objetos de culto.
Mas embora o espaço em si seja uma versão bem maquiada do projeto comercial comum, a "Nike House of Innovation 000" amplia os limites em termos da experiência do cliente. Os típicos guichês onde se paga pelos produtos não estão à vista, sendo substituídos por funcionários em movimento equipados com leitores de cartões. Você também não encontrará seguranças ou etiquetas anti-roubo - confiança é a palavra chave neste projeto.
Resta saber se essa abordagem altamente conceitual e tecnológica para o comércio fará sucesso entre os compradores. Mas é certamente algo que lhes fará parar e refletir. Leia o artigo de Anna Fixsen sobre a nova loja da Nike na Metropolis Magazine, aqui.