Como é sabido, nossas cidades estão cada vez mais saturadas pelo uso de automóveis e a mobilidade torna-se, portanto, ponto essencial em qualquer discussão sobre habitar o ambiente urbano, principalmente nas grandes cidades brasileiras. Essa premissa nos faz olhar e entender melhor em quais aspectos do deslocamento nas cidades podemos interferir de forma prioritária, partindo de pressupostos onde a utilização de carros seja menos solicitada. Um ponto importante para esse diálogo é entender até que ponto o carro pode ser efetivo no quesito tempo. O Mapping Lab fez uma análise gráfica de 27 capitais brasileiras utilizando os dados da plataforma here.com.
Foram desenvolvidos diagramas para as 27 capitais brasileiras para responder essa questão. Como estratégia de representação cartográfica, utilizou-se o conceito de mapas isócronos para visualizar e comparar as áreas do mesmo limite de tempo e escala.
Partindo-se do ponto mais central de cada cidade (pequeno ponto branco), calculou-se o deslocamento máximo, via carro, das 7h até as 21h em um dia de semana, para três limites de tempo definidos (10, 20 e 30 minutos).
Metodologia
Essas áreas foram calculadas levando-se em consideração o tráfego viário real fornecido por meio de uma interface programática (API, Application Programming Interface) do serviço 'HERE.com" (https://www.here.com/), empresa que fornece dados de mapeamento, cálculo de rota e padrões de tráfego.
O resultado obtido foram posições cartográficas que definem uma área da cidade atingida a partir do tempo de origem para um período de 14 horas (7h até 21h).
Dessa forma, foram gerados um total de 42 polígonos para cada cidade para serem processados e trabalhados em um software de georreferenciamento (GIS).
Publicado originalmente em 7 de março de 2019, atualizado em 3 de julho de 2020.