Cobre na arquitetura: uma sala brilhante e com curvas barrocas

Este projeto de renovação de Peter Ebner + ZT GmbH trata da história do lugar e de gostos e tempos em mudança. É sobre a não necessidade de uma grande escala para melhorar radicalmente o espaço ao redor. Trata-se da beleza e o caráter da cidade, com sua vida refletida e cintilante, o céu noturno sombrio, gotas de chuva e luzes de carros que passam. É sobre pessoas que estão com muita pressa, mas que às vezes param por alguns segundos para observar algo especial, como uma sala brilhante.

A história do edifício projetado pelo arquiteto Emanuel von Seidl começa com sua construção no estilo Art Nouveau em 1904. Após a Segunda Guerra Mundial, a fachada menos danificada só precisou de pequenos reparos cosméticos, mas o restante do prédio foi demolido e construído novamente. Há elementos históricos horizontais ao nível do primeiro andar, que os arquitetos queriam continuar no interior para unificá-lo com a sua história externa. Um material monolítico - cobre - foi escolhido. Primeiro, a construtora construiu a forma com placas de gesso em uma subestrutura para proteção contra incêndio. Em seguida, chapas de cobre de 2 mm foram moldadas nas formas.

Cobre na arquitetura: uma sala brilhante e com curvas barrocas - Imagem 4 de 21
© Paul Ott
Cobre na arquitetura: uma sala brilhante e com curvas barrocas - Imagem 12 de 21
Processo Construtivo. Cortesia de Peter Ebner

Depois de receber cinco soluções diferentes, o cliente perguntou a Peter Ebner sobre qual ele, pessoalmente, gostava mais entre todas. Ele respondeu que estava inclinado à versão com cobre, mas também foi franco sobre os problemas e desafios que isso impunha. Apesar dos possíveis inconvenientes, o cliente também considerou a sala de cobre a mais interessante, uma vez que enfatizava o caráter do edifício histórico.

Cobre na arquitetura: uma sala brilhante e com curvas barrocas - Imagem 19 de 21
Corte
Cobre na arquitetura: uma sala brilhante e com curvas barrocas - Imagem 21 de 21
Corte

O projeto finalizado tem curvas barrocas sublinhadas pelo cobre brilhante que capta a luz do sol durante o dia e as luzes da rua à noite. A atmosfera dentro muda constantemente: a sala brilha com os primeiros raios do sol da manhã e transforma-se com as pessoas entrando e saindo. O material por si só já tem essas qualidades, mas as formas curvas aumentam o efeito.

Cobre na arquitetura: uma sala brilhante e com curvas barrocas - Imagem 8 de 21
© Paul Ott
Cobre na arquitetura: uma sala brilhante e com curvas barrocas - Imagem 5 de 21
© Paul Ott

Cliente: Freiherrliche von und zu Guttenberg`sche Hauptverwaltung GbR, Frau Pleyer Architect: Peter Ebner and friends ZT GmbH
Projeto: Peter Ebner
Equipe: Thomas Kosiec, Elizaveta Klepanova, Barbara Gollackner
Gerência de Construção: Florian Gandlgruber Project Manager: Peter Ebner, Florian Gandlgruber Address: Lenbachplatz 5, Munich, Germany Company: Brandl GmbH & Co.KG
Texto original: Elizaveta Klepanova
Produto utilizado: Copper 3M BRANDL

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Souza, Eduardo. "Cobre na arquitetura: uma sala brilhante e com curvas barrocas" [Copper Cladding: A Glittering Room With Baroque Twists] 11 Mar 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/912877/cobre-na-arquitetura-uma-sala-brilhante-e-com-curvas-barrocas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.