
A Sidewalk Labs está testando uma "capa de chuva" para edifícios, uma estrutura protótipo de tração que é feita para tornar as condições climáticas extremas mais confortáveis. Criada como parte do projeto smart city de Quayside, em Toronto, a estrutura da capa de chuva visa ajudar a proteger do vento e da chuva, ao mesmo tempo em que reduz as demandas de energia nos edifícios. Projetado pela RWDI e Partisans, com sede em Toronto, o protótipo estreou no escritório 307 da Sidewalk. Feita a partir de uma fina membrana de plástico, a capa de chuva permanecerá ali por um ano enquanto as equipes testam seu desempenho.

A estrutura é projetada para trabalhar com uma variedade de sistemas, incluindo projeção interativa e pavimentos hexagonais urbanos inteligentes. De acordo com a análise da RWDI, a capa de chuva poderia dobrar a quantidade de tempo que as pessoas gastam confortavelmente do lado de fora. Para o projeto, Partisans surgiu com uma série de conceitos arquitetônicos. Então, os engenheiros climáticos da RWDI realizaram simulações computacionais que modelaram o clima em Toronto para desenvolver ainda mais o projeto. A empresa italiana Maffeis Engineering lidou com o projeto estrutural. "A capa de chuva era apenas uma da série de inovações de design que estamos explorando para tornar as calçadas e outros espaços públicos mais confortáveis, com o objetivo de atrair pessoas para o ar livre o ano todo", disse Sidewalk Labs.

A capa de chuva é feita usando ETFE que assume a forma de uma série de cumes. Estes são associados ao Sidewalk Labs e ao escritório 307. Juntamente com a capa de chuva, a Sidewalk também está testando seu sistema de pavimentação de concreto que foi desenvolvido a partir de painéis de fibra modular. A ideia é que o sistema de concreto possa absorver a água da chuva, aquecer a calçada para limpar o gelo ou a neve, e pode ser facilmente substituído por causa da forma modular hexagonal. Eles são feitos com luzes LED para comunicar o fluxo de tráfego ou as mudanças no uso da rua.
A Sidewalk Labs está atualmente trabalhando no desenvolvimento do projeto do Quayside, um novo "bairro inteligente" a leste do centro de Toronto.