Hoje em dia, novas tecnologias para o tratamento de vidro proporcionam novas maneiras de usar este material na arquitetura. Aplicados internamente, especificamente em espaços comerciais, o vidro em suas diferentes texturas, cores, acabamentos e níveis de transparência pode permitir a visão desobstruída de certos produtos, ocultar áreas privadas sem bloquear a passagem da luz e atrair a atenção dos clientes para pontos focais, entre muitos outros usos.
Analise, abaixo, uma seleção de aplicações em projetos comerciais.
Texturas: Privacidade, iluminação suave e Produtos Camuflados
Lojas comerciais sempre apresentam algum mistério. Em suas vitrines, produtos cuidadosamente escolhidos são expostos, mas o restante é insinuado para ser descoberto pelo cliente. O vidro texturizado pode gerar esses efeitos, e até é possível misturar diferentes texturas em um único projeto para gerar algo ainda mais belo e complexo.
Utilizando o vidro curvo duplo, o projeto Adidas Factory Outlet, projetado por Wulf & Partner, é quase totalmente envolto em vidro texturizado coberto com um revestimento térmico chamado Azur, melhorando seu desempenho e agregando um tom azulado. Através dele, a luz difunde-se de forma constante por todo o interior, ocultando as vistas diretas e funcionando como um pano de fundo suave para os produtos apresentados à sua frente.
Como exemplo de projeto de interiores, os vinhos do Knickerbocker Hotel Bar, desenhados por Gabellini Sheppard Associates, aparecem misteriosamente por trás de uma tela translúcida, texturizada e "aquosa", que varia sua cor e brilho dependendo dos elementos localizados atrás dela.
Brilho: destacar e atrair atenção
Ao incorporar o vidro com sistemas de retroiluminação, os espaços comerciais podem atrair a atenção dos potenciais clientes e até contribuir para o ambiente urbano.
No projeto Pier 17 South Street Seaport (2017), projetado por SHoP Architects & R. A. Heintges and Associates, o vidro tridimensional foi utilizado para atingir distâncias contínuas de até 20 pés, resistindo aos ventos fortes do rio Hudson e East River. A "fita" protege os níveis superiores e torna-se uma caixa de luz que muda de cor, transformando o edifício em um farol contra a cidade de Nova Iorque.
No caso do Blu Dot Showroom de Standard Architecture, um prédio existente, de 70 anos, foi reformado, incorporando uma tela difusa envidraçada que atrai vistas e bloqueia a umidade. Seu "volume" superior brilhante ajuda a iluminar delicadamente os espaços públicos próximos.
Cor: Detacar objetos e Elementos através de um conceito e identidade
O vidro pode ser parte da identidade de um espaço, incorporando cores espelhado, gravado, pintado, fixo ou mudando de cores através de iluminação dicróica. A cor, somada à iluminação, pode destacar ainda mais a presença de uma marca e atrair o olhar dos transeuntes.
Variando seu tom na extensão, o vidro saturado de cor rosa usado nesta loja localizada no Row Hotel, NYC, projetada por Gabellini Sheppard Associates, permite que seus visitantes descubram pouco a pouco o que está por trás, passando gradualmente do claro ao totalmente escuro enquanto passam.
No Knickerbocker Hotel, mencionado acima, a cor é expressa através de uma parede composta de um material mineral de mica, cortado em blocos individuais, que dá uma aparência rústica a uma área de exposição de objetos de arte, variando de dourado a tons marrons.