La Casa por el Tejado, empresa especializada em obras em edificações antigas, duplicou o número de pavimentos e unidades residenciais de um edifício em Barcelona. As novas residências foram construídas fora do canteiro de obras ao longo de doze semanas, levando em conta as dimensões e características do edifício dentro do qual seriam instaladas.
Os três novos pavimentos seguem o alinhamento do edifício existente, mas com um tratamento arquitetônico diferente, que teve que ser aprovado pela Comissão de Arquitetura da Câmara Municipal de Barcelona. O projeto compreendeu não apenas obras de reabilitação no antigo edifício, adaptando-o aos novos pavimentos, mas também intervenções na propriedade existente visando revalorizar o conjunto e as propriedades vizinhas.
Dentro do complexo, os arquitetos propuseram um grande átrio central, onde se localiza o núcleo das escadas, elevadores e acesso às novas moradias; esse espaço se tornará uma área ajardinada que melhorará a ventilação cruzada e a entrada de luz natural. Além disso, o projeto faz uso de materiais certificados e reciclados, reduzindo seu impacto ambiental.
Saiba mais aqui.
Localização: Avenida Meridiana 141. Barcelona.
Arquitetura: Esteve Terradas Muntañola - Joan Artés (La Casa por el Tejado)
Projeto técnico: AT3 - Enric Peña Camarillas / Josep Mª Oller Lletjòs.
Promotor: La Casa por el Tejado.
Colaboração: Losom, Masala Consultors, JSS efficient engineering, Scanland, Societat Orgànica, Mothership SL
Construtora: Mothership / PENTA SL
Superfície: construida: 1.024 m².
Fotografia: La Casa por el Tejado / Albert Argiles / Otger Rius.
Vídeo: Albert Argiles / Otger Rius.