O Conselho de Edifícios Altos e Habitat Urbano (Council for Tall Buildings and Urban Habitat - CTBUH) anunciou que a torre Mjøstårnet da Noruega, com 85,4 metros, é oficialmente a mais alta construção de madeira do mundo. Além da distinção única, a torre é também a estrutura de uso misto mais alta da Noruega e o terceiro edifício mais alto.
Este anúncio vem em conjunto com uma nova emenda nos Critérios de Altura do CTBUH, amplamente considerada a autoridade em edifícios altos em todo o mundo. A nova atualização oficialmente reconhece a madeira como material estrutural, permitindo que a instituição monitore os empreendimento em madeira construídos. Dada a recente onda de projetos em madeira pelo mundo, espera-se que esta atualização seja de interesse tanto para as partes interessadas quanto para o público em geral.
“Pessoas de fora talvez pensem que há um grande risco envolvido em usar um novo método de montagem em um projeto tão grande e prestigiado. No entanto, após muitos anos de desenvolvimento, estávamos prontos para dar um novo passo ”, diz Rune Abrahamsen, diretor da Moelven Limtre.
A construção de madeira está se tornando uma opção cada vez mais badalada em todo o mundo, com projetos indo de locais da Suécia para os EUA e para o Japão. Com o material sendo usado para projetos de arranha-céus a pontes, podemos esperar desenvolvimentos significativos no futuro próximo.