A cidade chilena de Valparaíso é conformada por 42 morros e colinas que se voltam para o Oceano Pacífico. Sua geografia particular permitiu (ou exigiu) que os habitantes criassem uma ampla rede de elevadores, escadarias e becos para conectar os diferentes pontos da cidade.
Tomando este aspecto como ponto de partida, a pesquisa Valparaíso Público registra minuciosamente 50 espaços públicos de 10 morros da cidade. Os autores - Marie Combette, Clémence Pybaro y Thomas Batzendchlager - compilaram 150 desenhos, fotografias e vídeos que mostram as particularidades da cidade. "Estes lugares de encontro entre a topografia e a cidade constituem a identidade urbana e Valparaíso", explicam os autores. "A condição topográfica singular da cidade se reflete nas inúmeras estratégias e intervenções particulares de apropriação, renovação e manutenção dos espaços públicos. São a manifestação mais visível do impacto dos habitantes na construção de sua cidade", acrescentam.
Compilando intervenções que vão de degraus a escadarias, de pequenas plataformas a grandes mirantes, o projeto Valparaíso Público é um atlas descritivo e objetivo das situações urbanas atuais. Os autores planejam criar uma nova base de dados espaciais com o objetivo de oferecer aos atores urbanos um aporte para reflexões e uma ferramenta para facilitar o desenvolvimento de futuras intervenções urbanas.
Veja, a seguir, uma seleção dos espaços públicos mapeados pelos autores.