À medida que a semana chega ao fim, a Semana de Design de Milão encerra mais um ano de sucesso de criatividade e inovação. Milhares de empresas de design exibiram suas criações para mais de 200.000 visitantes vindos de diferentes países, com diferentes perfis e carreiras.Embora a feira de design gravitasse em torno do mundo do design de interiores, muitos arquitetos de renome participaram dessa exposição de uma semana e juntaram suas forças a especialistas em design de interiores e mobiliário.
Além das impressionantes colaborações de arquitetos com empresas de iluminação,veja como eles usaram seus conhecimentos em formas e estruturaspara desenvolver peças de mobiliário exclusivas.
A principal inspiração por trás da coleção de Sawaya & Moroni este ano foi o papel da estrutura nos projetos como um elemento estético, não apenas como uma questão de engenharia. A empresa queria destacar a importância da estrutura na criatividade arquitetônica e, para explorar ainda mais esse conceito de design, eles colaboraram com pesos-pesados da arquitetura que estão muito familiarizados com estruturas e seu potencial de design.
Mesa de Centro MEW, por Zaha Hadid Designs
Em sequência da escrivaninha MEW em 2016, Zaha Hadid Designs complementou sua peça anterior com uma mesa de centro. O mobiliário que se inspira no origami é inesperadamente leve, fabricado com poliuretano de alta densidade moldado. Um elemento central que lembra uma lâmina age como parte de um terceiro plano,dando a impressão de que a superfície da mesa está suspensa em equilíbrio.
Cadeira Empilhável 5.PM, por William Sawaya
A criação de Sawaya remete aos chifres de um animal grande, que são muitas vezes a sua "veia de apoio".Ele traduziu a ideia com um tubo de metal principal que define as pernas, o assento, os apoios de braços e o encosto continuamente, envolvendo-se no usuário. O assento e o encosto são feitos de poliuretano macio moldado, com acabamento em tecido colorido ou couro.
Poltrona e Sofá KOR, por William Sawaya
A segunda coleção de móveis da Sawaya apresenta uma combinação de design tradicional e contemporâneo. Um tubo de aço cromado é trançado com faixas que apoiam o acolchoamento dos assentos, um elemento de design que tradicionalmente era usado e oculto em peças antigas de móveis.
ALESSANDRO I-II-III, por William Sawaya
A coleção final de Sawaya na edição deste ano foi inspirada em uma peça de mobiliário que remonta ao século XVI. A coleção Alessandro é uma combinação de três armários de diferentes formas e tamanhos, mas com o mesmo padrão geométrico arrojado. Uma composição em preto e branco é enquadrada por uma superfície estrutural contínua, criando uma ilusão de ótica que oculta os contornos dos gabinetes e gavetas. Alessandro III, a mais longa de todas as três peças, possui um elemento verde fluorescente no meio do aparador e um bar dentro dele.
Banquetas SLOYD, por Snøhetta Design
O estúdio de arquitetura norueguês voltou às suas raízes com este projeto colaborativo. A coleção de banquetas é feita de madeira natural e é minimamente desenhada de forma semelhante ao design tradicional norueguês. Dois cortes entalhados nas laterais do assento personalizado permitem que o usuário pegue facilmente as banquetas.Um gancho de metal é fixado a uma das pernas da banqueta, projetado para pendurar bolsas ou mochilas.
Cadeira GU, por Ma Yansong de MAD Architects x Sawaya & Moroni
A cadeira GU foi o resultado de uma pesquisa feita com a MAD Architects sobre o cruzamento fértil entre arquitetura e paisagem, onde a arquitetura é uma extensão do ambiente em que ela se encontra. Os componentes da cadeira de madeira se encaixam perfeitamente, complementando-se em matéria e forma.
Cadeira Leva, por Foster + Partners
Esta é a primeira cadeira de madeira projetada pela Foster + Partners, e foi inspirada pela eficiência e forma de um remo. A peça foi desenvolvida com uma única peça de madeira, esculpida e tratada habilmente para proporcionar o máximo conforto e qualidade possível. O uso de material mínimo é derivado da ideia de design sustentável, razão também pela qual a cadeira é projetada para reduzir a quantidade de resíduos gerados durante a produção.
A empresa italiana de pedra natural CITCO colaborou com arquitetos renomados para o design de várias peças em sua coleção 2019. A empresa exibiu produtos curvilíneos e afiadosfeitos inteiramente de mármore.
Banco Volta & Mesa de Centro Malea, por Zaha Hadid Designs
Os projetos de Hadid são conhecidos por ir além dos limites da geometria e engenharia, razão pela qual a CITCO colaborou com o escritório de arquitetura para criar duas peças de mobiliário de espírito livre para a exposição deste ano. O Banco Volta é feito de mármore Nero Assoluto enquanto a Mesa de Centro Malea combina Onyx Ivory e Plexiglass.
Mesa Lateral Endless, por Daniel Libeskind
Conhecido por suas explorações e experimentos com formas dinâmicas, Libeskind brincou com proporção, espaço e perspectiva em seu projeto para uma mesa lateral. A peça esteticamente intrigante é esculpida em mármores italianos (Rosso Rupas, Silver Wave e Bianco Carrara C) usando tecnologia de ponta e servindo tanto funções estéticas quanto funcionais.
Mesa AVA, por Foster + Partners
A empresa de arquitetura tem colaborado com a empresa de design de móveis desde 2006 e, para a exposição deste ano, sua colaboração explora a tangibilidade da madeira em termos de sustentabilidade e viabilidade. A Mesa Ava é o resultado da demanda constante por uma “eco-sustentabilidade”, uma mesa leve e em balanço que pode ser usada em ambientes fechados e ao ar livre.
Coleção TWELVE A.M., por Neri&Hu
A dupla, de Xangai, desenvolveu um sistema integrado de móveis para quartos que é ao mesmo tempo convidativo e confortável, inspirado na noção de tempo e na transição do dia para a noite. Madeira foi unida ao metal, couro e tecidos macios para criar a coleção de design simples. Todos os elementos da coleção foram projetados para serem confortáveis durante o dia e a noite.
Salone del Mobile Milano 2019 | ArchDaily
Learn more about the most important event in the world of furniture.