Solução engenhosa para ambientes que necessitam de espaço e ventilação, as portas articuladas -também chamadas de Camarão por conta do seu mecanismo de funcionamento- operam dobrando as folhas uma sobre a outra, que são recolhidas nas laterais do vão, permitindo abertura total ou parcial. Deslocando-se através dos trilhos superiores e inferiores que podem ficar embutidos na alvenaria, elas permitem separar e integrar cômodos, agregando valor estético ao projeto. Apresentam um efeito similar a uma porta de correr, possuindo o diferencial de todas as folhas permanecerem no mesmo plano quando fechadas, dispensando o embutimento e proporcionando um aspecto limpo e coeso à fachada.
A Casa PLM, projetada por Luiz Paulo Andrade Arquitetos é um exemplo notável da aplicação desse sistema de esquadrias. Conversamos com a empresa Unibox e com o arquiteto sobre a experiência neste projeto.
Na residência os painéis com abertura camarão são destaque na fachada, emoldurados por elementos ortogonais de concreto, trazendo um contraste interessante entre o concreto aparente e o tom amadeirado dos painéis. Há a possibilidade de diversos revestimentos, mantendo-se a estrutura em alumínio. Pode-se optar por ripados de madeira, chapas perfuradas, muxarabis, entre outros.
De acordo com Luiz Paulo, uma vez que a casa possui grande exposição solar e uma vista agradável, optou-se pela translucidez dos perfis ripados, que proporcionam proteção solar, filtram a exposição, mas ainda permitem as vistas. O sistema de abertura encaixou-se bem no desenho por permitir a abertura em 100% do vão e ser uma movimentação fácil e intuitiva.
Optou-se pelo alumínio com pintura amadeirada para aliviar a carga e diminuir significativamente os coeficientes de dilatação dos painéis, especialmente pela obra ficar em um lugar de alta amplitude térmica.”
No detalhe abaixo pode-se entender algumas das coisas a se levar em conta ao se projetar Portas Camarão. Primeiramente é importante notar que os eixos não se encontram nas extremidades dos painéis, o que demanda um espaçamento das portas-janelas de vidro (deslizantes). Portanto, definir onde estarão os eixos é imprescindível para a correta execução dos painéis. Outro detalhe a se levar em conta é o de embutir ou não o trilho na alvenaria, considerando-se a altura da estrutura e, consequentemente, do piso acabado. Por conta de todas as dobradiças e trilhos, os painéis articulados também acabam tornando-se mais caros. Mas podem ser a solução mais adequada quando se busca a união entre função e estética.