O artista italiano Federico Babina compartilhou conosco sua mais recente série de ilustrações. "Planimal" explora uma ligação entre a arquitetura e o mundo natural, traduzindo diferentes animais em plantas arquitetônicas. Babina reimagina os espaços arquitetônicos como “objetos narrativos que nos abrigam e conduzem em um fantástico labirinto de uma realidade onírica; arquiteturas imaginadas como esculturas zoomórficas."
Casas, museus e igrejas são representados como leões rugindo, cobras rastejantes e baleias no mar, com espaços dinâmicos compostos por curvas e retas, sólidos e vazios, sons e silêncios, luzes e sombras.
A ideia do projeto era a elaboração de plantas zoomórficas onde não é a função que determina a forma. A forma é definida autonomamente da função, é constituída pela sua simplicidade e reconhecibilidade como imagem comunicativa do espaço. Capturando e esculpindo massas invisíveis de espaço seguindo uma inspiração zoomórfica para gerar um zoológico plano-volumétrico.
-Federico Babina
Veja, a seguir, as plantas zoomórficas de Babina. Para mais informações sobre o trabalho do artista, acesse seu site oficial aqui, siga seu Instagram e confira seus outros trabalhos publicados no ArchDaily.
.