Os escritórios A SO-IL e West 8 venceram um concurso para redesenhar um parque artístico de 14 hectares ao longo do desfiladeiro Niagara Gorge no estado de Nova Iorque. O projeto incluirá um palco principal e um anfiteatro externo, além de uma série de caminhos, galerias e plataformas de observação integradas. As equipes são encarregadas do desenvolvimento de uma estratégia para requalificar os terrenos do Artpark, melhorando a conectividade, instalações e programas.
Como as equipes afirmam, o objetivo principal é maximizar o uso geral do parque e focar na experiência do visitante, avanço tecnológico e liderança cultural ecologicamente consciente. O projeto irá desenvolver o Artpark como um destino internacionalmente reconhecido e financeiramente sustentável, onde artes, ecologia, tecnologia e cultura interagem em larga escala com impacto sem precedentes durante todo o ano. Com este projeto, Artpark representa um ressurgimento regional na construção das artes, natureza e cultura, em que o desenho visionário está apoiando a expansão e ampliação do sistema cultural Buffalo-Niagara.
West 8 descreveu como o projeto seguirá três princípios: o primeiro é "revelar uma nova natureza" ou usar cortes estratégicos para esculpir a paisagem do parque e criar áreas programáticas usando os cortes ou planos criados. Com o segundo, “amplificando ambientes”, as equipes criarão colinas e galerias para capturar as vistas do rio Niagara e dos desfiladeiros. Finalmente, criando “frequências modulantes”, as equipes irão sincronizar a programação do parque com as estações do ano.
"Vai ser um lugar de imaginação", disse Florian Idenburg, sócio fundador da SO-IL "Por causa de seu legado e localização, o Artpark pode ser o local que desencadeia conversas contemporâneas em torno da natureza, arte e humanidade". O novo plano diretor será financiado por doadores privados, a Fundação Ralph C. Wilson Jr. e o Empire State Development. Outros membros da equipe de projeto incluem a consultora de teatros CharcoalBlue e o estúdio Gekh, com sede em Buffalo.
Espera-se que o projeto entre no primeiro estágio do planejamento e receba comentários do público - residentes e frequentadores do parque - no Mainstage Theatre em 5 de junho, às 18h.