Viena, Áustria, foi classificada como a cidade com a melhor qualidade de vida do mundo por dez anos consecutivos. O ranking feito pela consultora multinacional Mercer é dominado por cidades da Europa Ocidental, ao passo que Vancouver, no Canadá, alcançou o terceiro lugar, tornando-se a cidade com melhor classificação na América do Norte nos últimos 10 anos.
Mas, e na América Latina? Montevidéu, a capital do Uruguai, mais uma vez ocupa a primeira posição. Enquanto as tensões comerciais e as tendências populistas continuam dominando o clima econômico global, "muitas cidades ao redor do mundo ainda oferecem ambientes atraentes para fazer negócios", explicam especialistas da consultoria, "e a qualidade de vida é um componente essencial da atratividade de uma cidade para empresas e jovens talentos", acrescentam.
Em sua vigésima primeira edição, a consultora, especializada em assessorar empresas multinacionais em transferências de funcionários, avaliou mais de 450 cidades em todo o mundo, analisando 39 fatores divididos em 10 categorias, incluindo ambiente político e econômico, status sócio-cultural, médico e considerações de saúde, instituições educacionais, recreação, habitação, mercado e ambiente natural.
1. Montevidéu, Uruguai (78)
2. Buenos Aires, Argentina (91)
3. San Juan, Porto Rico (92)
4. Santiago, Chile (93)
5. Cidade do Panamá, Panamá (97)
6. Brasília, Brasil (107)
7. San Jose, Costa Rica (108)
8. Monterrey, México (113)
9. Assunção, Paraguai (115)
10. Rio de Janeiro, Brasil (118)
Conheça todos os detalhes do ranking aqui e as melhores cidades da edição de 2018 aqui.