A empresa de arquitetura dinamarquesa TREDJE NATUR projetou um edifício habitacional de uso misto em Gladsaxe, perto de Copenhague. Chamado de New Angle, o projeto mostra como as metas climáticas das Nações Unidas podem ser traduzidas em edificações urbanas. A tipologia inclui uma cobertura inclinada que funciona como uma barreira contra o ruído da cidade.
Com o New Angle, a equipe pretende mostrar como construir e viver de maneira sustentável. O projeto ilustra como os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) podem ser traduzidos em prática na indústria da construção. Estima-se que o bloco habitacional represente uma economia de 30 a 50% das emissões de CO2, em comparação com uma construção convencional. O New Angle modela uma transição sustentável na indústria da construção trabalhando com ruído e luz do dia ao utilizar os fatores como parâmetros de design integrados na arquitetura e nas características gerais.
O projeto foi feito também para abordar a transição entre os objetivos comerciais e residenciais. O foco estava na criação de um bairro seguro com boas unidades habitacionais e estacionamentos para as necessidades existentes e futuras. O New Angle traduz na prática os princípios por trás dos ODS da ONU e o resultado é um prédio habitacional robusto que pode ser adaptado para cada usuário individualmente. O conceito é flexível e escalável e pode ser ajustado para atender à diferentes necessidades em tamanho e tipo de residência.
O New Angle mostra como uma tipologia habitacional nova e sustentável pode proporcionar boas e atraentes condições de moradia - dentro e fora. Um dos principais desafios do terreno é o ruído do tráfego, proveniente de duas autoestradas diferentes e de um anel rodoviário. Ao construir um prédio convencional de vários andares no local é possível criar um escudo para as perturbações sonoras provenientes do tráfego porém, consequentemente, se bloquearia a entrada de luz do sol nas áreas externas do edifício. Com o New Angle, o ruído é tratado sem comprometer o envoltório e a qualidade dos espaços externos, permitindo que a própria forma do edifício lide com o ruído.
O desenho do telhado protege do ruído e cobre o estacionamento, que é estabelecido sob um terreno elevado abaixo da edificação, permitindo um espaço aberto e leve no topo. Isso cria um pátio comum na área central com muita luz solar. Além disso, são geradas boas condições de luz natural para as habitações, com o ângulo do telhado permitindo painéis solares integrados.
Ficha técnica
Sócio responsável: Ole Schrøder
Equipe de projeto: Mette Fast, Kristina Line, Julie Lund e Nicolai Lindberg Mortensen
Equipe: TREDJE NATUR + MOE
Via TREDJE NATUR