Barreca & La Varra venceu o concurso “C40 Reinventing Cities” com a proposta de um masterplan de habitação social em Milão, intitulado INNESTO, trabalhando em colaboração com a Arup Italia.
Sob o projeto INNESTO, os subúrbios milaneses são enriquecidos por um novo princípio de assentamento, caracterizado por uma multiplicidade de espaços abertos em torno de edifícios residenciais, marcados por importantes serviços como distrito de economia circular, centro comunitário de alimentos e comércio de alimentos com zero desperdício. Entre as casas e o espaço público, a relação é mediada por uma série de “diafragmas” verdes, como jardins privados ou educacionais, amoreiras ou manchas de vegetação.
Inspirando-se nas paisagens florestais, onde a biodiversidade máxima permite uma maior riqueza, a ampla gama de espaços abertos do projeto pretende permitir a diversidade na interação entre as pessoas. Essa variedade também caracteriza a forma dos edifícios, construída com uma tecnologia mista que combina madeira e concreto, rica em galerias, varandas, pórticos e terraços.
O projeto possui uma impressionante variedade de recursos sustentáveis. Um sistema de aquecimento inovador é alimentado por fontes renováveis, incluindo a recuperação de calor de águas residuais urbanas. Os prédios da Near-Energy acoplados a uma tecnologia de construção pré-moldada com materiais de base biológica permitem que a estrutura seja desmontada e 100% reciclada. A escavação do solo é minimizada, com a terra tratada no local e reutilizada para paisagismo, preservação e valorização do coração agrícola da área.
A equipe de projeto foi representada pela Fondo Immobiliare Lombardia, gerenciada pela Investire SGR com a Fondazione Housing Sociale como parceira estratégica.