A renovação do edifício histórico Procuratie Vecchie, em Veneza, por David Chipperfield Architects, está programada para começar em breve, após a permissão da Superintendência de Arqueologia, Belas Artes e Paisagem. Pela primeira vez em 500 anos, uma grande parte da Procuratie Vecchie na Piazza San Marco será disponibilizada ao público para receber atividades da Rede de Segurança Humana, apoiando comunidades vulneráveis.
O projeto não é definido por um único conceito, mas por uma série pragmática de intervenções que abordam a complexidade do edifício. O primeiro e o segundo pavimentos serão restaurados, enquanto a acessibilidade e a usabilidade serão melhoradas com novas escadas e uma entrada central renovada no terceiro andar, com acesso aos pátios elevados.
Situado na icônica Piazza San Marco, o Procuratie Vecchie foi projetado por Bartolomeo Bon e Jacopo Sansovino no início do século XVI. O projeto de renovação, promovido pela seguradora e construtora global Generali, devolverá o edifício histórico para o público, com espaços de exposição relacionados à Fundação da Rede de Segurança Humana no terceiro andar, juntamente com ambientes de trabalho e um auditório. A integridade da estrutura será mantida por meio da restauração de características e elementos originais, enquanto os espaços interiores serão reunificados para conferir clareza ao edifício.
Trabalhar neste notável edifício com um cliente tão comprometido com Veneza continua sendo um grande privilégio. Nos últimos dois anos, passamos a entender e respeitar melhor as complexidades do prédio escondido atrás de sua grande fachada pública. Ao adaptar o edifício para acomodar um programa mais público para a Rede de Segurança Humana, procuramos equilibrar os requisitos de infra-estrutura com a restauração e a reforma do tecido histórico. Somos movidos pela ambição de unificar novamente o trabalho arquitetônico, bem como a identidade do edifício como um local de trabalho, reunião e discussão para a cidade.
-David Chipperfield
A restauração envolverá a recuperação de materiais venezianos originais e artesanato de comerciantes locais. As obras estão integradas com a progressão atual de um projeto de 2009 por Gretchen Harnischfeger Alexander, que inclui a renovação da fachada principal na Piazza San Marco, intervenções estruturais e um novo sistema de proteção contra incêndio.
O projeto de Chipperfield será complementado pela restauração do adjacente Giardini Reali, realizado pela Venice Gardens Foundation em parceria com a Generali, devolvendo aos habitantes da cidade um importante elemento da história veneziana.